scorecardresearch ghost pixel



Não recebi a notificação, ainda preciso pagar a multa de trânsito?

Mesmo sem receber a notificação de multa de trânsito, o motorista é responsável pelo pagamento, podendo usar recursos como o site do Detran e o app CDT.



Quando um motorista comete uma infração de trânsito, a legislação exige que ele receba uma Notificação de Autuação com todas as informações relevantes, como a descrição da infração, local, data, hora, placa do veículo e identificação do órgão autuador. Essas regras estão previstas no artigo 280 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Leia mais: Nova lei da placa entra em vigor e pode gerar multa gravíssima de R$ 239,47

O documento estabelece um prazo mínimo de 30 dias para que o condutor apresente sua Defesa Prévia, que é a primeira oportunidade de contestar a multa. Em resumo, a notificação é extremamente importante para quem foi multado, independente do motivo.

Mas e se o motorista não receber a notificação, ele ainda precisa pagar a multa? Sim, a responsabilidade pelo pagamento continua sendo dele.

Possíveis problemas

Situações como essas podem ocorrer devido a problemas como endereço desatualizado no Detran ou erros na entrega realizada pela transportadora responsável pelas notificações. Vale ressaltar que há infrações que não exigem a abordagem de agentes de trânsito para serem autuadas, a exemplo das multas registradas por radares eletrônicos de velocidade.

Outra situação em que o condutor pode não receber o papel é quando ele não estava dirigindo o veículo no momento da autuação. Em casos como esse, o documento deve ser enviado ao condutor para o endereço registrado no Detran, mas pode acabar não chegando ao destinatário, que foi quem cometeu o deslize.

Não tem desculpa

Seja qual for o motivo, mesmo que possa parecer injusto, a justificativa de não ter recebido a notificação não é motivo para as autoridades cancelarem a multa. Se o motorista alegar que não recorreu ou deixou de pagar a cobrança por falta de aviso no tempo hábil, a tendência é ter a justificativa recusada.

Hoje, os brasileiros têm alternativas como consultar o site do Detran do estado em que o automóvel está registrado ou acessar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Portanto, mesmo que a notificação não seja recebida, o pagamento da multa continua sendo obrigatório caso o condutor não queira contestá-la.

Deixar de pagar a multa pode impossibilitar o licenciamento anual do veículo e a transferência de propriedade em caso de venda. Além disso, a falta de pagamento pode resultar em infrações adicionais e restrições ao nome do proprietário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário