Armazenamento em nuvem: 4 erros cruciais para parar agora mesmo

Você usa armazenamento em nuvem diariamente? Pois saiba que pode estar cometendo alguns erros que prejudicam a sua experiência.



A internet traz consigo diversas maravilhas. Inegociavelmente, ela facilitou a nossa relação com documentos e conteúdos com os sistemas de nuvem. A prática, amplamente popularizada, deve acompanhar os cuidados.

Veja também: Após críticas, Google Drive volta atrás com decisão polêmica de arquivos

Os exemplos mais famosos de plataformas de armazenamento de nuvem são o Google Drive, OneDrive e o Dropbox. Se você costuma usar algum serviço de nuvem, seja qual for, deve ficar de olho igualmente nestes pequenos erros que podem atrapalhar sua experiência.

Quais são os erros que usuários de nuvem cometem com frequência? 

Não usar uma plataforma confiável

As plataformas de nuvem que citamos são seguras em todos os sentidos. Elas examinam os conteúdos, e recebem atualizações constantes.

Porém, mesmo assim, algumas pessoas fogem delas para irem até plataformas suspeitas. Não é um preço que você quer pagar em uma relação de confiança, como deve ser, independentemente do conteúdo guardado.

Logo, se você quer usar outra plataforma, estude bem suas características antes de começar a usar de fato. Ademais, uma dica: verifique se a plataforma está disponível para acesso por meio de celulares. É algo que, para muitos, não pode faltar.

Não reparar no seu armazenamento

Ainda falando um pouco do item 1, muitas pessoas podem preferir outras opções devido ao seu espaço livre. Por mais que possa ser atraente, não deve ser o único critério a ser analisado.

Agora, quando você cria uma conta para guardar conteúdos na nuvem regularmente, uma hora a conta chega, pensando na hipótese de que você não costuma remover os arquivos desnecessários.

Além disso, recomenda-se verificar se recorrer até um plano pago é uma boa opção para o seu caso. O Google Drive, por exemplo, permite hospedar até 15 GB gratuitamente. Pode parecer um número alto, mas que deve ser pensado também ao longo prazo.

Não ler os planos

Algumas pessoas enxergam somente as letras grandes dos planos e talvez não sabem que estão sujeitas às condições deles. Em outras palavras, existem alguns serviços que acompanham versões gratuitas até um número X de armazenamento, e logo após, se tornam pagos.  Para não ser pego de surpresa, leia todos os planos.

Baixar qualquer conteúdo

Recentemente, o Google anunciou mudanças no Drive para evitar spams. Acredite: há tentativas de golpes através dos aplicativos de nuvem. É preciso estar atento. Por mais que as plataformas possam ter seus sistemas de segurança para evitar arquivos contaminados, não quer dizer que você deve sair clicando em todos os conteúdos por aí.

Por fim, ainda falando sobre downloads, pela sua segurança, baixe sempre a sua plataforma de nuvem diretamente na loja oficial do sistema operacional do seu celular.

Em suma, os usuários dos serviços de nuvem devem estar em um interminável cuidado com sua segurança digital – e de seu dispositivo também – ao mesmo tempo que devem ficar atentos com a plataforma selecionada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário