Cortou ‘tá’ nova? Veja o que fazer quando encontrar mofo nas frutas

Aprenda a identificar sinais de mofo da fruta e entenda por que você não deve comer alimentos que começaram a se decompor.



Quando você compra alimentos naturais e esquece de usar esses ingredientes nas receitas, eles amadurecem rapidamente. Portanto, começam a aparecer certas manchas e até bolor. Infelizmente, existem algumas pessoas que cortam essa parte em decomposição e usam a que aparenta estar boa. Ainda assim, essa prática não é recomendável e pode resultar em problemas sérios para a sua saúde.

Veja também: Pessoas estão obcecadas atrás desta fruta para prevenir a osteoporose

Cuidado com o mofo nas frutas

Lembre-se que frutas maduras não são necessariamente descartáveis, principalmente aquelas que você remove a casca para comer. No entanto, a presença de machucados e alteração na cor, servem de alerta.

O mofo é um conjunto de microrganismos que surgem conforme a decomposição do fruto, ou seja, quando ele está estragando. Isso acontece porque as bactérias que decompõem o alimento, começaram a se reproduzir na superfície.

Sendo assim, o mofo apresenta micotoxinas produzidas por substâncias químicas que podem ser tóxicas para os seres humanos. Esses efeitos vão de desconforto intestinal até distúrbios neurológicos graves, dependendo do grau da intoxicação.

Por que você não deve comer frutas mofadas

O bolo é o primeiro indicador de deterioração dos alimentos, ou seja, consumo de frutas mofadas pode levar à ingestão de bactérias e vírus. Isso aumenta o risco de doenças e infecções, que comprometem o sistema imunológico.

Em determinadas pessoas, o bolor esbranquiçado ou escuro estimula reações alérgicas. Portanto, agrava crises respiratórias, principalmente em pacientes asmáticos e com doenças pulmonares crônicas.

Você não está vendo, mas é perigoso!

Desse modo, quando você come frutas mofadas, expõe o seu corpo a substâncias nocivas. Embora ninguém esteja vendo os inúmeros germes que estão circulando pela área embolorada, não tenha dúvida, eles estão presentes.

Mesmo cortando a parte ‘’ruim’’, esses fungos se espalham rapidamente pela matéria orgânica, contaminando a fruta. Por mais que seja difícil desperdiçar comida, alimentos vencidos devem ser descartados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário