Após algumas semanas de tempo seco, a chegada de uma nova frente fria irá contribuir para a formação de nuvens carregadas em todo Centro-Sul brasileiro. De acordo com as previsões divulgadas pela Climatempo, a mudança poderá acontecer já no final de semana. No entanto, a previsão indica também que essas chuvas não irão durar por muito tempo.
Veja também: ‘Não tem orçamento’: especialista desacredita no retorno dos carros populares
Desse modo, os acumulados devem ficar entre 40mm e 60 mm nos próximos dias entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Já para o Centro-Oeste e Sudeste do país, o avanço da umidade também acontece, porém sem volumes significativos para a semana. Em contrapartida, as chuvas continuam concentradas no Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para as áreas litorâneas.
“Volumes de chuva entre 140 e 250 mm já foram acumulados no litoral de Alagoas aumentando o risco de deslizamentos especialmente na região de Maceió”, afirma a Climatempo. Ademais, as chuvas também estão previstas para o norte do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e nordeste e leste da Bahia.
Previsão para o fim de semana
Mesmo com o avanço da chuva chamando a atenção, as atenções se voltam para a nova massa de ar frio que promete derrubar as temperaturas no país. “Essa frente fria tem características de inverno. E ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil”, explica a Climatempo.
Assim como o Inmet, a Climatempo prevê também que o ar frio chegue até as áreas do Sudeste e Sul do Brasil com o decorrer dos dias. Além disso, é possível que o ar gelado avance até Rondônia e Acre, provocando a primeira friagem do ano.
Por fim, a previsão indica que as temperaturas podem começar a diminuir já neste sábado (27) na região Sul. No caso do Mato Grosso do Sul até o sul de São Paulo, essa redução deverá começar durante a tarde e a noite de domingo (28).