O corpo humano costuma dar sinais quando algo não está bem. É o caso de um sintoma desconhecido e que pode aparecer no dedo de uma pessoa que sofre com câncer de pulmão sem saber da doença.
Veja também: Santos remédios! 5 bebidas que podem reduzir os riscos de ter câncer
Mesmo que o câncer de pulmão esteja em uma fase bem inicial e sem outros sintomas, é possível que um sinal peculiar apareça no dedo.
Sintoma oculto e silencioso aparece no dedo de quem tem câncer de pulmão
O nome da condição que pode ser notada no dedo de quem sofre com câncer de pulmão é baqueteamento digital. O termo pode ser bem estranho, mas ele diz respeito a uma mudança na fisionomia do corpo, especialmente nos dedos das mãos.
Quem apresenta este sinal percebe que as pontas dos dedos ficaram mais arredondadas, com unhas mais largas e curvadas para baixo. Além disso, a estrutura das unhas também se apresenta mais mole do que o comum.
Sintoma é conhecido há muito tempo
A condição que modifica o formato dos dedos chegou a ser mencionada há 2.400 anos, pelo filósofo Hipócrates. O nome era hipocratismo digital e estava associado a uma doença pulmonar incapacitante da pessoa.
É por isso que não apenas o câncer de pulmão, mas também outras condições graves como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) também estão associadas ao sintoma. Além disso, problemas hepáticos e intestinais também podem resultar em baqueteamento digital.
Como saber se o sintoma é de câncer de pulmão
Segundo a Cancer Research, mais de 35% dos pacientes com câncer de pulmão apresentam o sintoma citado aqui.
O sintoma pode ser identificado através de um teste bem simples, chamado de janela de Schamrot. Você deve unir as unhas dos polegares ou dos dedos indicadores, uma de frente para a outra e notar se existe um espaço entre elas em forma de losango (diamante). O espaço pode ser pequeno ou não, tanto faz. Caso não haja, é sinal de baqueteamento digital.
Atenção!
O teste não tem 100% de precisão e apenas um profissional pode diagnosticar qualquer tipo de doença.