Cientistas brasileiros reconstruíram a aparência de um dinossauro encontrado no Nordeste do Brasil e revelaram uma imagem impressionante. A espécie tem um nome complicado: é chamada Irritator challengeri, pertence à família dos Espinossauros e habitou a região há cerca de 115 milhões de anos. Saiba mais sobre o dinossauro nordestino.
Leia mais: 4 parentes dos dinossauros que ainda estão vivos na Terra
O crânio bem preservado foi descoberto na Bacia Sedimentar do Araripe, nas fronteiras dos seguintes três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí. Estudos detalhados revelaram que o dinossauro tinha uma mordida fraca, mas rápida, ou seja, ainda era um perigo e tanto!
Dinossauro nordestino
Segundo os cientistas, o dinossauro tinha cerca de 6,5 metros de comprimento. Sua característica única era a inclinação do focinho em um ângulo de 45 graus, o que o ajudava na caça de presas menores, como peixes e répteis.
A descoberta gerou entusiasmo na comunidade científica e foi publicada na revista Palaeontologia Electronica. Foi uma incrível volta no tempo dos gigantescos répteis! Os dinossauros dominaram o planeta há milhares de anos e seguem vivos no imaginário, principalmente no das crianças, que acabam encantadas pelo tamanho e força destes animais. Eles eram tão imensos que nós, humanos, não teríamos a menor chance contra eles.
O mais incrível de tudo isso é que o Brasil abrigou diversas espécies de saurópodes. Os cientistas encontram fósseis desses gigantes do passado que ainda hoje surpreendem por toda a grandiosidade. A espécie do dinossauro nordestina foi descoberta há três décadas, mas só agora os cientistas conseguiram reconstituir a aparência dele. O fóssil foi levado para o Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, na Alemanha.
A experiência em reconstituir a aparência do dinossauro nordestino revela um mundo fascinante e nos transporta para uma era onde essas criaturas impressionantes dominavam a Terra. Por tantas descobertas, está mais do que provado que os dinossauros foram as criaturas mais imponentes e fascinantes que já habitaram o nosso planeta.
Veja como era o animal.