Nossos corpos guardam muitos segredos que buscamos desvendar, mesmo quando se tratam de secreções corporais que produzimos. Essas substâncias podem ser desagradáveis e desconfortantes, normalmente, mas, desempenham um papel importante no funcionamento do corpo. Aprenda fatos interessantes sobre pus, cera de ouvido e muco.
Leia mais: Ficou desempregado e doente? Veja se você pode solicitar o auxílio-doença
1. Seu papel no combate a pus e infecções
Quando o pus sai do corpo, indica que o sistema imunológico está combatendo uma infecção. Este líquido espesso é composto de glóbulos brancos mortos, fungos e bactérias. Dependendo da cor, como amarelo, verde ou branco, isso se deve à ação dos neutrófilos, células do sistema imunológico que liberam proteínas antibacterianas de odor fétido.
2. Cera: Proteção e Versatilidade
A cera, ou cerúmen, é uma mistura de células mortas da pele, pelos e glândulas sebáceas no canal auditivo. Esta cera incômoda, mas tem um propósito importante. É para proteger os ouvidos de bactérias, fungos e água.
Existem dois tipos de cera, marrom úmido e cinza escamoso, dependendo da composição genética. A cera úmida é mais comum em descendentes de europeus e africanos, enquanto a cera seca é mais comum em descendentes de asiáticos.
3. Muco: defesa respiratória
O muco, conhecido como meleca, é comumente associado a resfriados e gripes. Parece terrível, mas é, principalmente, água. Apenas cerca de 5% do muco contém componentes que protegem contra enzimas, micróbios e outros invasores químicos e desempenham um papel importante na defesa respiratória.
Parece terrível, mas secreções corporais como pus, cera de ouvido e muco têm funções importantes para a saúde. Cada um deles desempenha um papel específico no combate à infecção e na proteção do corpo. Aprenda a respeitar e entender essas substâncias naturais do nosso corpo e lembre-se, sempre de praticar uma higiene adequada para garantir o bem-estar e a saúde.