Mesmo com todo o avanço da tecnologia no setor dos automotivos, ainda existem alguns fenômenos que ainda não encontraram solução definitiva. Um deles é o fading do sistema de freios. Por se tratar de um acontecimento que poucas pessoas entendem, tudo é feito de errado em relação ao fading. Assim, o primeiro fato errado é o próprio motorista, visto que é ele que provoca o fading, de certa maneira.
Leia mais: Sem airbags e freios ABS, carros fabricados antes de 2014 serão recolhidos?
Mas afinal, o que é o fading? O fenômeno diz respeito ao momento em que o freio deixa de funcionar porque os seus componentes (pastilhas, lonas e discos) se esquentaram muito. Isso pode acontecer, por exemplo, em uma longa descida em uma estrada, que demanda que o freio seja acionado diversas vezes.
Dessa forma, o freio vai esquentando, visto que ele funciona por atrito, e os componentes param de funcionar. No entanto, é possível evitar que isso ocorra: basta saber como se comportar nessas situações em que o freio é bastante exigido.
Como evitar o fading?
No caso das longas descidas em estradas, caso o motorista desça na marcha mais longa, seja ela quinta ou sexta marcha, o freio se desgasta muito. Assim, o recomendado é reduzir a marcha na descida, o que vai exigir menos do freio e garantir maior segurança.
Contudo, caso o seu veículo passe por um fading, será preciso tentar parar o veículo aos poucos e utilizar o acostamento para isso. Desse modo, é preciso manter a calma e parar de pisar no freio, sabendo conduzir o veículo e deixando com que o item volte ao normal. Com isso, após o freio esfriar, ele voltará a funcionar normalmente.
É preciso trocar o freio depois do fading?
Depois do ocorrido, acontece o segundo erro mais comum: levar o carro na oficina no dia seguinte ao fading. Caso o mecânico não seja de sua confiança e não seja dos mais honestos, ele irá mandar trocar toda a estrutura do freio do veículo. No entanto, não é necessário trocar nenhuma peça do freio.
Isso porque o fading não gera nenhum dano material no componente. Assim que o carro esfriar, o sistema voltará a funcionar perfeitamente, sem nenhum problema.