Se você é usuário assíduo das redes sociais, provavelmente já se deparou com algo sobre o tão comentado “Cinza Millennial” ou “Millennial Gray”. Seja em vídeos engraçados, explicações curiosas ou até mesmo paródias, esse assunto viralizou na internet e tem chamado a atenção de todos.
Leia mais: Erro de decoração fatal: seu cansaço mental pode estar ligado a ESTA cor
Mas afinal, como surgiu o Millennial Gray?
A ideia por trás desse conceito é simplesmente uma observação feita por alguém na internet de que os Millennials, também conhecidos como Geração Y, nascidos entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 1990, têm um apreço especial pela cor cinza. E se olharmos ao nosso redor, é bastante provável que encontremos itens decorativos nesse tom nos lares dessas pessoas: seja uma estante, um sofá, uma mesa de canto ou uma cortina.
Uma das teorias para explicar o surgimento desse fenômeno do Millennial Gray é que seria uma reação dos jovens adultos dessa faixa etária às escolhas decorativas da geração anterior. E assim que essa tendência foi percebida, o assunto logo se tornou um viral na internet, dominando principalmente a plataforma TikTok.
Mas, por mais divertido que seja esse fenômeno e todas as brincadeiras que o acompanham, parece haver uma motivação real por trás dele. Ou pelo menos existe uma teoria a respeito.
Distância das cores vibrantes
Enquanto os “baby boomers”, que estão atualmente na faixa etária dos 50 aos 64 anos, costumavam decorar suas casas com cores vibrantes, como tons de vermelho e marrom, a geração atual de adultos e jovens adultos parece ter uma preferência por uma estética mais sóbria.
O cinza se encaixa perfeitamente nessa descrição, pois não é tão monótono como o branco e nem tão sombrio como o preto. Essa tendência de se afastar das cores vivas da infância parece ser uma das principais motivações da Geração Y.