A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) se uniram para combater a pirataria de conteúdos audiovisuais no Brasil. O assunto vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores, que são fundamentais nesse processo. Veja o alerta da agência para quem tem TV Box e IPTV.
Leia mais: Anatel prepara novas medidas contra IPTV pirata e deve bloquear sinal ao vivo
Nos últimos meses, o grupo tem intensificado a fiscalização sobre os aparelhos. A tentativa é de acabar de vez com as transmissões ilegais, ou seja, aquelas que ferem direitos autorais e ainda colocam em risco as informações pessoais de diversos consumidores que nem se dão conta do perigo.
TV Box e IPTV
Segundo dados da Anatel, nos últimos anos, mais de 6 milhões de aparelhos não homologados foram apreendidos. Cerca de 1,5 milhão são apenas de TV Box. Além disso, 5 milhões de transmissões sem permissão foram bloqueadas em fevereiro. A agência e a Ancine assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fortalecer a colaboração, fiscalização e também para realizar estudos regulatórios.
A parceria serve também para monitorar a área de TV por assinatura.
Novas ações devem ser realizadas nos próximos meses. Entre elas, a montagem de um laboratório para bloquear transmissões ilegais ao vivo. Embora não seja possível eliminar totalmente o problema, a Anatel busca reduzir a criminalidade e quer incentivar os consumidores a optar por serviços legais.
A orientação é para que as pessoas façam uso somente dos aparelhos legalizados para evitar o apoio à pirataria. Para quem tem dúvidas sobre os serviços permitidos, algumas dicas de marcas conhecidas são Xiaomi, Apple, Google e Amazon. Todas elas têm dispositivos legalizados.
Vale lembrar que o IPTV é a transmissão de TV por meio da internet banda larga, enquanto a TV Box transforma uma televisão em uma smart TV, permitindo acesso a plataformas de streaming, navegadores de internet e redes sociais. Para aproveitar a experiência da melhor forma, a orientação é escolher sempre os serviços autorizados.