scorecardresearch ghost pixel



Minha Casa, Minha Vida 2023: beneficiários poderão ter acesso à internet e telefone

Com a aprovação da nova medida, os beneficiados do programa terão acesso a internet, assinatura de telefone e televisão. Entenda a proposta!



O Plenário do Senado Federal aprovou ontem (13) a Medida Provisória (MP) 1.162/2023, que estabelece o retorno do Minha Casa, Minha Vida. O texto prevê auxílio de custo para que os beneficiados possam contratar serviços de telecomunicações. Assim, a aprovação ocorreu na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/202, sendo relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB).

Leia mais: Vai tentar o ‘Minha Casa Minha Vida’? Lista de documentos é ESSA aqui

A matéria modifica a Lei Geral de Telecomunicações para permitir que os recursos complementares para o setor possam ser utilizados para “subsidiar os custos de assinatura básica de telefonia, internet em banda larga e televisão por assinatura, de beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida”.

Além disso, o PLV estabelece também, entre os objetivos do programa, “estimular e facilitar a implantação de infraestrutura de conectividade e dos serviços de telecomunicações e internet para reduzir as lacunas digitais, culturais e informacionais”.

Novidades no Minha Casa, Minha Vida

Como argumento para a autorização do uso dos fundo, está a de que o benefício trará “redução das desigualdades sociais, regionais, culturais e informacionais do país, inclusive através da instalação de infraestrutura de acesso a serviços de telecomunicação que permita o provimento de conexão à internet e de serviço de telecomunicações destinado à distribuição de conteúdo audiovisual”.

Ademais, o texto trouxe a destinação de 5% dos recursos dos fundos específicos de habitação e de emendas parlamentares para as obras paradas, obras de retrofit ou requalificação. As quantias poderão ser utilizadas também para completar obras em municípios de até 50 mil habitantes.

Por fim, o texto afirma também que alguns subsídios ainda precisam ser regulamentados, para compor o valor de investimento e custeio de projetos habitacionais que se enquadrem em três categorias:

  • Próximos a atendimento de serviço público (saúde, transporte, etc.);
  • Uso de tecnologias sustentáveis e ambientais;
  • Áreas comerciais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário