Descanse mais cedo: 7 profissões que antecipam a aposentadoria

Principais motivos que podem facilitar a aposentadoria adiantada são as condições de trabalho que causam danos à saúde. Veja a lista.



Atualmente, uma parcela considerável da população brasileira trabalhadora visa conseguir alcançar uma aposentadoria com qualidade de vida. O recurso previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é considerado um direito social no país, assegurado Constituição Federal. Com isso, integra o conjunto dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

Leia mais: Quer se aposentar cedo? Homem que fez isso aos 35 anos dá o veredicto

Poucos brasileiros conhecem todas as regras que envolvem a questão da aposentadoria. Isso quer dizer que desconhecem, inclusive, a possibilidade de conseguir o benefício mais rápido devido à atuação em algumas profissões. Entenda melhor ao longo do texto.

Existe uma aposentadoria mais precoce?

Segundo informações do Portal 6, embora muitas pessoas desconheçam, existe uma lista com certas profissões que oferecem a chance de conseguir aposentadoria antecipada em relação à média geral. Essa medida pode ser impulsionada por uma série de fatores, que vão desde o desgaste físico e problemas de saúde que podem ter sido gerados pela função até condições de trabalho características, que estão amplamente presentes nessas ocupações e justificam tal decisão.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados pela BBC News Brasil, foram contabilizados 42,9 milhões de empregados em março deste ano, todos abrangidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Quem faz parte desse grupo precisa ficar atento às informações para não deixar passar as oportunidades envolvendo os seus direitos.

Profissões que podem aposentar mais cedo

De acordo com a lista divulgada pelo portal mencionado, essas profissões apresentam possibilidades significativas que proporcionam a aposentadoria adiantada. A primeira da relação é a profissão de professor, justamente por causa do aspecto estressante que a ocupação tem. Em alguns países, essa opção pode ser considerada pelos trabalhadores. O desgaste, tanto físico como emocional, pode ser usado como justificativa.

Profissões que envolvem construção civil, bombeiros e policiais e mineradores, também foram apresentadas na lista. Todas elas mostram condições perigosas na atuação dos trabalhadores e que podem gerar problemas de saúde relacionados ao serviço e, assim, a aposentadoria antecipada pode ser uma alternativa viável.

Quem trabalha na indústria pesada também pode considerar isso devido às condições adversas. Por fim, os profissionais da saúde também foram incluídos na lista. Um dos principais motivos para isso é a alta carga de trabalho, o que gera estresse físico e mental.




Voltar ao topo

Deixe um comentário