Assustador: garrafas de água podem conter mais bactérias que a privada

Estuda aponta que garrafas reutilizáveis podem ter mais bactérias que o vaso sanitário, que costuma concentrar vários microrganismos do tipo.



A garrafinha de água é um item indispensável e que costumamos levar para todos os lugares possíveis, seja para caminhar ou para trabalhar. O mesmo serve para quem chegar em casa cansado e deseja beber uma água gelada diretamente na garrafinha.

Veja também: Não sofra mais! ESTE é o método mais eficaz para lavar panelas e evitar bactérias

Agora, você sabia que as garrafas de água reutilizáveis contém 40.000 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário? É o que um estudo sugere.

Mais bactérias que assento no vaso sanitário? Entenda como foi feito o estudo 

Uma equipe de pesquisadores do waterfliterguru.com, dos Estados Unidos, reuniram-se para limpar três vezes cada uma das diferentes partes de garrafas de água, incluindo a tampa do bico, a tampa de rosca, a tampa de canudo e a tampa de apertar.

Durante a investigação, eles encontraram dois tipos de bactérias presentes, são elas: gram-negativas bastonetes e bacilos. O primeiro grupo citado pode causar infecções cada vez mais resistentes a antibióticos, enquanto certos tipos de bacilos podem levar a problemas gastrointestinais.

Em suas características, os pesquisadores mediram unidades formadoras de colônias (CFUs) visando estimar quantos micróbios vivem existem em uma amostra.

Nesse sentido, segundo os cálculos, as garrafas de águas reutilizáveis têm uma média de 20,8 CFUs de bactéria, com a maioria delas encontradas em garrafas com bico e tampa de rosca. Por outro lado, as garrafas com tampas eram as mais limpas, simbolizando apenas um décimo da quantidade de bactérias (3 milhões de CFUs).

Em seguida, para fins de comparação, descobriram que uma garrafa de água reutilizável era duas vezes mais cheias de germes do que a pia da cozinha.

Além disso, descobriram que as garrafas reutilizáveis podem abrigar quatro vezes mais bactérias do que um mouse de computador 14 vezes maior do que uma tigela de estimação e 40.000 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário.

Quais foram suas recomendações?

Os especialistas indicam lavar a sua garrafa de água uma vez por dia e higienizá-la pelo menos uma vez durante a semana. Por fim, a frequência deve ser maior se você estiver doente, beber enquanto come ou enchê-la com algo que não seja a água.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário