Em seu aniversário de 70 anos, a Volkswagen anunciou o lançamento da nova Kombi elétrica no Brasil, a ID.Buzz. Sua comercialização começa ainda neste ano, estimada para o segundo semestre, porém em quantidade limitadíssima. Além disso, nem todas as unidades destinadas ao Brasil serão vendidas.
Veja também: Demissão em massa à vista? Volkswagen interrompe produção de veículos.
De acordo com o comunicado da empresa, o Brasil receberá um único lote de 70 unidades do ID.Buzz, fazendo uma alusão ao aniversário da montadora. Porém, esses modelos serão comercializados em forma de carros por assinatura. A Volkswagen afirma ainda que conseguiu mais de 3 mil contratos de carros por assinatura em 2022, e que o intuito é de aumentar esse número em 150% para 2023.
Dessa forma, ofertar o ID.Buzz somente por assinatura auxilia a blindar o mercado do seu alto preço e o risco da falta de veículos para entrega. Na Europa, a nova Kombi elétrica possui fila de espera, onde pode ser adquirida a partir de 65 mil euros com impostos. Na conversão direta, a minivan sai por R$ 340 mil, sendo o carro da Volkswagen mais caro do Brasil.
ID.Buzz e a venda por assinatura
Os carros por assinatura podem ser adquiridos após o término do contrato ou são negociados como usados, até mesmo em leilões. Portanto, o que se sabe é que, pelo menos, 70 unidades do ID.Buzz irão ficar no Brasil.
Assim, o maior cartão de visitas do novo modelo elétrico da Volkswagen é o seu visual. Inspirada na antiga Kombi, sua frente remete ao modelo T1, conhecida como “Kombi Corujinha”, vendida entre 1950 e 1975. Já a pintura, conhecida como “saia e blusa”, é opcional. No entanto, as lanternas traseiras horizontais e os para-choques modernos trazem a modernidade que o modelo original não possuía.
Além disso, as janelas do novo modelo são maiores e há portas corrediças dos dois lados. Porém, são os frisos plásticos na última coluna, que fazem alusão às tomadas de ar do antigo motor a ar, que trazem a referência à Kombi original.
Já por dentro, a minivan leva somente cinco pessoas, não mais nove. Uma versão de oito pessoas será lançada em breve nos Estados Unidos, porém não foi anunciada no Brasil. Além disso, seu motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm são entregues de forma imediata e silenciosa, sem necessidade de forçar a embreagem para conseguir arrancar. Por fim, sua autonomia é excelente para um modelo elétrico: 483 km, conforme o ciclo europeu WLTP.