Pneu sem ar? Pois é isso que a famosa Michelin está testando na França. A tradicional fabricante de pneus anunciou que irá equipar 40 vans de entregas do serviço postar La Post com os seus pneus “não pneumáticos”. A grande diferença desse modelo é que ele não precisa de ar e também não conta com seção lateral.
Leia mais: Vinagre no pneu do carro? Antes que pense ser loucura, há um motivo para isso
No entanto, não é novidade que a Michelin fabrica pneus sem ar, com a fabricante inclusive já comercializando a linha “Tweel”, composta por pneus sem ar para mini carregadeiras e carrinhos de golfe. Porém, a fabricante irá testar a mesma tecnologia em automóveis durante sua rotina diária, em ambientes reais.
Dessa forma, o Citroën Jumpy foi o modelo selecionado para receber os pneus especiais. Esse é o carro mais utilizado pelas entregas da La Poste. Os veículos deverão rodar por Lesquin, Valenciennes e Douai, cidades no Norte da França.
Maior conforto
Segundo o chefe de engenharia de produto da Michelin, Steve Cron, o conforto proporcionado por esses novos pneus são melhores que o dos tradicionais pneus run-flat. No entanto, a nova tecnologia fica devendo em relação aos melhores compostos da marca francesa. Assim, o executivo afirma que a vantagem dos novos pneus é em relação aos furos.
Dessa forma, caso um objeto entre no pneu, basta retirá-lo e seguir viagem. Além disso, os pneus sem ar também são mais ecológicos, visto que utilizam menos material em sua fabricação e também por não precisarem de reparos.
Já em relação aos termos de condução, Cron deixa os resultados em aberto, afirmando apenas que o pneu sem ar se comporta de modo “diferente” em relação aos convencionais. O executivo afirma ainda que os pneus não encontram dificuldades em funcionarem em terrenos de lama. “Cobrimos os pneus com lama e deixamos no sol, quando o veículo voltou a se mover, fez uma sujeira enorme, mas toda a lama saiu dos pneus”, encerrou.
Por fim, a Michelin informou que a linha será batizada de Uptis, sendo ofertada inicialmente para frotas de veículos comerciais leves. No entanto, ainda não se sabe quando a novidade será divulgada, com expectativa de lançamento para 2024. Assim, tudo irá depender dos resultados dos testes feitos pela empresa francesa de correio.