Ciência descobre proteína antienvelhecimento e excelente para memória

Um grupo de pesquisadores identificaram efeitos positivos de uma proteína específica quando se trata do rejuvenescimento. Saiba mais.



Parece que a busca pela fórmula da juventude não se encontra apenas na área estética, mas também na neurociência. Nesse caso, o cérebro é um dos principais órgãos impactados pelo envelhecimento. Na medida em que você fica mais velho, surgem os problemas de memórias pelo desgaste cognitivo. Será que esta proteína é a salvação de algumas doenças neurodegenerativas?

Veja também: Umami: coma estes 4 alimentos se você quiser ativar o seu 5º paladar

Conheça a klotho: a proteína do rejuvenescimento

A proteína klotho tem despertado interesse como uma potencial chave para o rejuvenescimento. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram testes em macacos de 22 anos.

Nesse caso, foram estabelecidas comparações entre o antes e o depois da administração da substância, observando melhorias significativas.

Um cérebro jovem é bem mais eficiente

Dizer que o cérebro está no auge da juventude é sinônimo de melhor funcionamento cognitivo. Com o envelhecimento, a pessoa tende a perder habilidades progressivamente e ainda não há nenhuma fórmula para reverter esse dano.

No entanto, a administração da proteína klotho demonstrou ter a capacidade de retardar esse processo, preservando a saúde cerebral. Em testes realizados com primatas, houve um aumento de 45% para 60% na capacidade de memória.

Um grupo de macacos foi observado e assim que receberam a injeção, conseguiam lembrar o lugar onde deixaram a comida. Um percentual de 15% a mais na melhoria da cognição responsável pela organização de lembranças.

Uma cura para doenças como o Alzheimer?

A proteína klotho pode ser um tratamento para o Alzheimer no futuro, uma doença neurodegenerativa que afeta a memória e a função cognitiva. Embora seja uma perspectiva promissora, ainda não se sabe ao certo do seu potencial terapêutico.

É necessário compreender que mais pesquisas serão necessárias para entender os mecanismos e benefícios envolvidos. Contudo, a compreensão do papel da proteína klotho no rejuvenescimento e uma possível solução de antienvelhecimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário