Vilões silenciosos: 2 remédios comuns podem causar câncer e diabetes

Pesquisadores noruegueses avaliaram inúmeros pacientes por 8 anos para chagarem à conclusão alarmante a respeito de medicamentos comuns relacionados ao câncer.



Um artigo científico recente acendeu alerta para o uso de dois medicamentos comuns que podem colocar sua saúde em risco. Segundo os dados divulgados, esses remédios que muitas pessoas utilizam podem desencadear quadros de câncer e diabetes a longo prazo.

Veja também: Cuidado com eles: 6 medicamentos que DETONAM a saúde dos seus rins

A pesquisa citada foi publicada na revista científica Journal of the American Academy of Dematology. As análises foram conduzidas por uma equipe dinamarquesa, a qual utilizou dados de inúmeros pacientes por quase 8 anos.

Medicamentos comuns podem ter efeitos na saúde

Segundo o artigo, os cientistas analisaram dados coletados entre 2008 e 2012. Nas informações, existiam 80 mil pessoas diagnosticadas com câncer e 1,5 milhão que não desenvolveu a doença.

Durante os 8 anos de análise, os pesquisadores entenderam que certos medicamentos comuns podem aumentar 29% a chance de desenvolvimento de câncer. No caso, trata-se de carcinoma de célula basal. Além disso, as chances são até três vezes maior para o carcinoma de células escamosas.

Os dados corroboram apontamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo. Afinal, a autoridade mundial apontou que os cânceres de pele podem a 165 mil pessoas e matar até 2 mil todos os anos no Brasil. O país é um dos que mais consomem remédio no mundo.

Quais são os remédios citados na pesquisa

Os principais medicamentos citados pelos pesquisadores no artigo supracitado foram alguns clássicos da medicina, como:

  • Aspirina,
  • Hidroclorotiazida (HCT);
  • Estatinas; e
  • Omeprazol.

Eles são utilizados para tratar dores de cabeça, hipertensão arterial, doenças gastrointestinais, entre outras.
As observações dos cientistas também sinalizaram para maior probabilidade no desenvolvimento de diabetes nos pacientes.

Atenção

É importante lembrar que muitos medicamentos são utilizados de modo irregular pelos pacientes. Isso acontece apenas para aliviar os sintomas.

Contudo, a automedicação oferece riscos e sempre deve ser evita, conforme aponta o estudo sobre câncer. Procure a análise de um especialista que possa orientar os melhores tratamentos a fim de reverter e amenizar os quadros de saúde que geram incômodo no dia a dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário