scorecardresearch ghost pixel



Por que pesquisar sobre doenças no Google pode ser uma péssima ideia

Cuidado com o Dr. Google! Descubra o perigo da cibercondria e encontre equilíbrio na busca por informações de saúde.



Imagine acordar com aquela dor de cabeça insistente que não quer aliviar. E o que você faz? Recorre ao famoso Dr. Google em busca de respostas. Mas atenção, é preciso cuidado, pois você pode estar caindo na armadilha da cibercondria, um comportamento bem comum nos tempos digitais.

Leia mais: ALERTA de saúde: dormir demais ou de menos pode te deixar doente

Afinal, o que é cibercondria?

A cibercondria é aquela mania de pesquisar incessantemente sobre saúde na internet, autodiagnosticar-se com doenças graves e acabar sofrendo de ansiedade desnecessária. É verdade que vivemos em uma época em que a informação está ao alcance de todos. Mas nem sempre é fácil lidar com tantos dados médicos disponíveis on-line.

Claro, a internet nos traz dados valiosos sobre diagnósticos, tratamentos e efeitos colaterais de medicamentos. Mas precisamos aprender a usar essas informações de forma equilibrada. Um estudo recente publicado no Journal of Consumer Research descobriu que as pessoas que se autodiagnosticam têm mais chances de acreditar que estão gravemente doentes, pois ficam obcecadas por um único sintoma.

É como se o cérebro fixasse nessa ideia, ignorando outras possibilidades e interpretações. E não é raro encontrarmos pessoas preocupadas com um pequeno desvio em um exame de sangue, acreditando que isso significa uma catástrofe para sua saúde.

Busque ajuda profissional

A internet é uma ferramenta valiosa, mas também pode aumentar nossa ansiedade e afetar nossa saúde mental. Se você percebe que está entrando nessa espiral de preocupações, é hora de buscar ajuda profissional.

Conversar com um médico ou um especialista pode ajudar a acalmar seus medos, entender de onde vêm essas inquietações e colocar as coisas em perspectiva. Eles têm a experiência e o conhecimento para orientá-lo da melhor forma possível.

Portanto, lembre-se: a internet é um recurso, mas não podemos deixar que ela nos controle. Seu bem-estar é importante demais para ser deixado nas mãos do Dr. Google.




Voltar ao topo

Deixe um comentário