Milhares de novas vagas estão abertas para quem deseja tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar sua categoria. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) anunciou a abertura de mais uma etapa do programa CNH Social.
Leia mais: MEI: cerca de 30 ocupações ficam FORA da categoria em 2023
São 3.500 vagas disponíveis para cidadãos que satisfazem os requisitos para realizar o sonho de ter acesso ao documento totalmente de graça. O programa concede gratuidade em todas as etapas do processo, desde a abertura até a emissão da habilitação.
Vagas e requisitos
Do total de vagas mencionadas, 40% são para tirar a primeira carteira nas categorias A (motocicleta) ou B (carro); 20% para quem já é habilitado e quer incluir as categorias A ou B; e 40% para trocar a habilitação para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Os requisitos para concorrer são os seguintes:
- Ter ao menos 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Comprovar domicílio ou residência no Espírito Santo;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com dados atualizados até 16 junho de 2023;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH ou ter deficiência que impeça a obtenção do documento.
Além disso, aqueles que já foram beneficiados pelo programa poderão fazer um curso de capacitação profissional de motofrete totalmente custeado pelo Detran/ES.
Como tirar a CNH de graça
Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 28 de julho, no site do Detran/ES. A seleção dos candidatos é feita de maneira eletrônica, sem interferência humana, com base nas regras do programa.
Serão adotados os seguintes critérios de seleção: menor renda per capita, maior número de integrantes na família, participantes com Ensino Fundamental completo, beneficiários do Bolsa Família, e data e hora de inscrição.
O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de agosto, no site do Detran/ES, mesma data de início das matrículas on-line. Já a lista única de suplentes sai no dia 11 de setembro.