Conheça os benefícios do ovo na dieta, pois ele é um verdadeiro superalimento para quem busca ganhar massa muscular mediante exercícios físicos. Saiba como esse ingrediente simples e comum na cozinha do brasileiro, mas tão poderoso, pode fazer a diferença em seus resultados e na sua saúde ao decorrer do tempo e dos treinos.
Leia mais: 12 alimentos para manter a saúde dos seus rins – coloque-os hoje na dieta
Ovo: um herói da dieta
Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas A, D e K, o ovo é uma opção nutritiva e acessível para todos. Diferente do que muitos pensam, o colesterol presente no ovo não é prejudicial à saúde, pelo contrário, é essencial para a síntese de hormônios e vitamina D.
Além de ser antioxidante e retardar o envelhecimento celular, a gema do ovo contém triptofano e tirosina, que ajudam a controlar a absorção do colesterol. Com os seus benefícios, ele é especialmente recomendado para atletas de endurance, que precisam de uma proteção extra.
A albumina, proteína também presente no ovo, desempenha um papel fundamental na recuperação dos músculos após o treino, evitando assim o catabolismo muscular e contribuindo para o sistema imunológico. O zinco, ferro e ácido fólico presentes também são importantes para um bom rendimento esportivo.
Pós-treino: a hora de aproveitar os benefícios
Após o treino, o ovo é uma escolha inteligente para ajudar na diminuição de dores e inflamações causadas pelo esforço físico dos treinos. Seus componentes, como o ômega-3, atuam na recuperação muscular e na redução de processos inflamatórios, tornando-o um aliado forte para quem treina visando ganhar massa muscular.
Aproveite a versatilidade do ovo para criar receitas deliciosas e nutritivas após o treino, sem enjoar do alimento. O ovo cozido, pochê ou mexido são ótimas opções para repor a proteína e o carboidrato necessário para a recuperação do corpo, além disso, são capazes de promover opções de pratos diferentes no dia a dia.