Ainda que você seja livre para limpar a cozinha à sua maneira, existem técnicas que agilizam as tarefas domésticas. Portanto, não deixe de pensar em alternativas que otimizem o seu tempo nas atividades da rotina. Alguns até duvidam, mas na hora de testar esses truques, é possível perceber uma diferença significativa. Saiba como facilitar o processo de lavagem da louça limpando na sequência mais conveniente.
Veja também: 3 ingredientes da cozinha e você terá o melhor limpador de geladeira do mundo
Qual a ordem mais indicada para lavar a pilha de louça?
Comece pelos copos
A ordem correta para lavar a louça começa pelos copos, pois geralmente estão menos sujos e, portanto, requerem menos esforço para serem limpos. Lave-os com água morna e detergente, removendo resíduos de bebidas ou alimentos.
Em seguida, limpe os pratos
Após os copos, lave os pratos, retirando restos de comida e sujeira com a ajuda de uma esponja ou escova. Enquanto lava, deixe-os dispostos no escorredor para evitar que eles voltem a ficar sujos em cima da pia.
Os talheres também são fáceis de limpar
Lave os talheres separadamente, começando pelos talheres maiores, como facas e colheres, e depois os menores. Esfregue-os bem para remover possíveis manchas ou resíduos e finalize na torneira, na direção vertical.
O trabalho mais pesado começa com a frigideira
Após os copos, pratos e talheres, lave as frigideiras. Deixe-as de molho por alguns minutos se houver resíduos de alimentos grudados e, em seguida, esfregue delicadamente com uma esponja não abrasiva.
Capriche na higienização das panelas
Por fim, lave as panelas, que geralmente são os itens mais sujos na pia. Deixe-as de molho em água quente com detergente, se necessário. Em alguns casos, o uso de bicarbonato de sódio e vinagre facilita a remoção das sujidades.
Lembre-se de higienizar o escorredor de pratos
Ao lavar toda a louça, não se esqueça de higienizar o escorredor de pratos também. Afinal, ele fica em contato direto com os utensílios limpos e precisa estar livre de bactérias e sujeira para combater doenças causadas por contaminação.