O cronograma da restituição do Imposto de Renda, que visa devolver os valores pagos a mais no momento da declaração, está em andamento e já beneficiou 5,6 milhões de contribuintes com a liberação do terceiro lote. O pagamento foi concluído no último 31 de julho, resultando na reparação de R$ 7,5 bilhões.
Leia mais: Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda caiu na malha-fina?
Agora, chegou a vez de entregar os valores do 4º lote.
Para saber quem faz parte dessa nova remessa, é necessário realizar uma consulta que costuma ser disponibilizada na semana anterior ao início do pagamento. Com isso, essa verificação deve ser liberada no dia 24 de agosto. Já o pagamento do 4º lote, está previsto para iniciar no dia 31 de agosto, conforme o calendário.
Fique por dentro do prazo da restituição
Neste ano, o pagamento da restituição foi dividido em 5 lotes. Além do 4º lote, que iniciará no fim de agosto, os contribuintes ainda vão contar com o último, sob o qual os pagamentos serão entregues em 29 de setembro.
De acordo com as informações, 16.536 idosos com mais de 80 anos vão ser contemplados no 3º lote. A lista dos contribuintes ainda inclui 95.047 pessoas entre 60 e 79 anos; 9.740 com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, e 30.700 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Também serão contemplados 3.879.049 pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida ou recebimento via PIX, além daqueles que não entregaram a declaração até 23 de março, que somam 1.600.964.
Como consultar e receber o pagamento?
A consulta deve ser efetuada no site oficial da Receita Federal. No momento em que for liberada, os contribuintes precisam buscar pela seção “Meu Imposto de Renda” e depois pela opção “Consultar a Restituição”. Desse modo, a pessoa se informará se o valor está disponível ou não. Lembrando, é claro, que essa é uma consulta básica.
Agora, quem deseja saber mais detalhes sobre a sua declaração, incluindo pendências, deve buscar pelo serviço e-CAC, plataforma desenvolvida especialmente para atividades da Receita Federal. Por lá, é possível ter acesso ao extrato de processamento para realizar uma verificação mais completa.
Acerca dos pagamentos, os valores são creditados diretamente na conta que o contribuinte informou ao realizar a declaração. Se, por algum motivo, a quantia não ser sido repassada, o cidadão terá a chance de realizar o reagendamento de pagamento pelo site, além de ligar para os canais oficiais da Central BB.