scorecardresearch ghost pixel



Restituição IRPF 2024: como aumentar os valores a serem recebidos?

A restituição é referente aos valores extras pagos como tributos pelos contribuintes. Saiba como aumentar o valor a receber da Receita!



A entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 se iniciou na última sexta-feira (15), sendo obrigatória para grande parte dos cidadãos brasileiros. Alguns contribuintes terão direito à restituição do valor pago nos impostos, conseguindo inclusive aumentar o valor a ser recebido. Esse valor é referente a devolução de valores pagos a mais à Receita Federal.

Veja também: Restituição IRPF 2024 dará prioridade para ESTES grupos; veja se é o seu

Dentre os gastos dedutíveis que podem ser incluídos, estão os custos com saúde, educação e previdência, por exemplo. Dessa forma, para descobrir se o contribuinte possui direito a restituição e quando o valor será pago, é possível realizar a consulta por meio do sistema da Receita Federal. As informações podem ser obtidas também no canal Meu Imposto de Renda, disponível tanto na versão web quanto aplicativo.

Como aumentar o valor recebido na restituição do IRPF 2024?

Existem algumas atitudes do contribuinte que podem fazer com que o valor recebido na restituição aumente. Um deles é guardar as notas fiscais de despesas e investimentos dedutíveis, fazendo a declaração das mesmas à Receita. Além disso, os contribuintes com valores associados à previdência privada podem contar com uma redução no imposto anual de até 12% da base de cálculo do IRPF.

Outro ponto que aumenta a dedução são as doações realizadas ao longo do ano. As doações feitas para fundos públicos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou ao Estatuto do Idoso, garantem até 6% de dedução da base do imposto. As contribuições para leis de incentivo à cultura e ao esporte também dão direito ao desconto.

No caso dos contribuintes com filhos de até 21 anos, ou de 24 que estejam matriculados em curso de ensino superior ou técnico, eles podem ser adicionados como dependentes na declaração. Assim, R$ 2.275,08 poderão ser abatidos pela inclusão de filhos ou cônjuges. Por fim, aqueles que pagam pensão alimentícia devido à decisão judicial também podem deduzir os valores gastos no imposto de renda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário