Você guarda enlatados com a tampa aberta na geladeira? Pare agora!

Algumas práticas na cozinha podem apresentar diversos riscos para sua saúde, como armazenar enlatados destampados na geladeira. Entenda.



O refrigerador é um eletrodoméstico que resfria os alimentos, tornando-os seguros quanto ao consumo. No entanto, existem certos cuidados que garantem a segurança alimentar das pessoas que compartilham o freezer em casa.

Veja também: O melhor de jeito de guardar bolo de aniversário na geladeira que poucos sabem

Essa observação se deve à umidade nos compartimentos com baixa temperatura, que acelera processos químicos, promovendo bolor. Entretanto, certas medidas afastam esses agentes infecciosos e a refrigeração adequada. Confira.

Por que ninguém deveria manter latas abertas no refrigerador

Ao serem abertas, o conteúdo das latas fica exposto ao oxigênio no ambiente, que carrega diversas partículas microbianas. Desse modo, compromete a qualidade dos ingredientes, sejam eles compotas, caldos ou conservas de vegetais.

Mesmo com a presença de conservantes, esses agentes não previnem a contaminação por germes e bactérias. Sendo assim, ao deixar um enlatado refrigerado, procure transferi-lo para um reservatório hermeticamente fechado.

Você guarda enlatados na geladeira? Veja alguns cuidados

Ao adquirir um produto enlatado, certifique-se da validade e após a remoção da tampa, escolha outro recipiente. Nesse caso, pode ser um pote de plástico ou vidro, pois o metal oxida rapidamente e altera as características do alimento.

Conforme mencionado, jamais esqueça de fechar todas as entradas de ar, usando utensílios que vedam bem. Essas dicas também valem para quem deseja congelar ou embalar a vácuo frutas, verduras e legumes que ficam na geladeira.

Mantenha bons padrões de higiene e previna problemas de saúde

Não ignore essas informações e práticas que mantém a higiene do local onde suas refeições são preparadas. Dessa forma, pense na sua saúde e no bem-estar da sua família, garantindo que as latas de alumínio não fiquem abertas.

Se você ainda não está convencido, pense nos microrganismos, como a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo. Essa condição leva ao adoecimento, com sintomas que incluem diarreia, dores de cabeça e até deformações faciais.

Há inúmeros preparos que não podem ser colocados diretamente em ambientes úmidos. Combater a contaminação alimentar depende de medidas simples que podem salvar vidas, evitando desconfortos abdominais e infecções mais graves. Esse tipo de atenção favorece a conservação e frescor dos enlatados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário