Com o avanço da tecnologia e da segurança digital, os brasileiros estão cada vez mais resolvendo as suas vidas pelas telas de seus smartphones, seja pela praticidade ou por ter o aparelho sempre em mãos. Pensando em aumentar ainda mais essa praticidade dos cidadãos, o Governo Federal iniciou a digitalização de diversos documentos, como da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a já popular CIN. Você já tem a sua versão digital no celular?
Leia mais: CNH digital: veja como aderir ao cadastro de ‘bons motoristas’
Pois é! O novo documento a ser digitalizado recentemente foi a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ela se tornou a única identificação dos brasileiros que ainda não têm a CNH, excluindo assim o famoso Registro Geral (RG) e passando a utilizar somente o número do CPF. Além disso, a sua versão virtual oferta diferentes benefícios, como a disponibilidade em smartphones e autenticação por meio do QR Code fornecido no aplicativo.
Em resumo, a implementação da nova CIN está sendo realizada em etapas por todo o Brasil, assim como a emissão do documento impresso. Até o momento, 12 estados brasileiros já emitem a nova identificação. A expectativa é que todos os estados tenham aderido ao novo formato até o final do ano.
Como pedir minha CIN digital?
Para solicitar a sua versão digital, será preciso se deslocar até o órgão emissor do documento em seu estado, como o Poupatempo. Em seguida, será preciso apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento. Assim, o órgão emissor irá informar qual será o prazo para que o documento físico seja emitido.
Após a emissão física da CIN, o cidadão poderá ter acesso gratuito à versão digital por meio do aplicativo do Gov.br; no entanto, vale ressaltar que para conseguir ter a versão digital em mãos, é necessário solicitar o documento físico.
Nesse caso, será cobrado uma taxa, que varia de acordo com os estados.
Se você estiver preocupado com a segurança de seus dados, fique tranquilo: a CIN digital conta coma tecnologia blockchain, que permite a troca de informações e atualização do novo documento de forma rápida e segura. Ela impede a mutabilidade dos dados e a descentralização, diminuindo assim consideravelmente a possibilidade de ataques cibernéticos.
Quais regiões já emitem?
Por fim, os estados que já estão emitindo a nova carteira de identidade são:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.