Trégua no frio: saiba quando você poderá aposentar o casaco

Próximos dias terão aumento nas temperaturas em boa parte dos estados brasileiros. Confira a previsão completa.



A semana começou com muito frio e mínimas negativas em algumas áreas do Rio Grande do Sul, mas a situação da temperatura deve mudar em breve no Brasil. Os dias gelados que atingem o Centro-Sul começarão a ficar mais quentes em breve, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Leia mais: Fenômeno raro: confira melhor horário para ver a superlua azul na quarta, 30

A previsão do tempo mostra que no próximo fim de semana, as máximas devem se aproximar ou superar os 30°C no Sudeste à medida que a frente fria perde força. As marcas podem chegar a 38°C nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O frio persiste na região serrana do Rio Grande do Sul, podendo ocorrer geadas em áreas mais baixas do estado até esta quarta-feira (30). A partir de quinta (31), a temperatura sobe um pouco, com as máximas ficando em torno de 26ºC ou 27ºC ao longo da semana em Porto Alegre.

Apesar do breve alívio, uma nova frente fria que chega à região no sábado (2) derrubará novamente as temperaturas. “Além de queda de temperatura, essa frente fria pode trazer temporais para a região”, diz Giovani Dolif, meteorologista do Cemaden.

Previsão do tempo por região

Região Sul

Tempo seco e sem chuvas durante a semana, mas o frio volta no sábado e aumenta o risco de temporais. Os acumulados podem ultrapassar 50 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina. Somente no norte do Paraná, o tempo continua seco e sem chuvas.

Para esta quarta-feira, o Inmet prevê mínima de 12°C e máxima de 24°C em Porto Alegre; mínima de 16°C e máxima de 20°C em Florianópolis e mínima de 11°C e máxima de 20°C em Curitiba.

Região Sudeste

Tempo seco e sem chuvas, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Há possibilidade de chuvas com acumulados de até 30 mm no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.

Confira as mínimas e máximas do dia: Belo Horizonte (mín. 14°C e máx. 25°C); Rio de Janeiro (mín. 17°C e máx. 23°C); São Paulo (mín. 14°C e máx. 22°C); e Vitória (mín. 20°C e máx. 25°C).

Região Centro-Oeste

A massa de ar seco deixa o dia estável, sem chuva e quente em quase todas as áreas da região, e chove apenas na divisa entre Goiás e o Distrito Federal. Alerta de baixos níveis de umidade relativa do ar em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

A temperatura mínima será de 17°C e máxima de 28°C nesta quarta em Brasília; de 20°C e 30°C em Campo Grande; de 25°C a 38°C em Cuiabá; e de 19°C a 33°C em Goiânia.

Região Nordeste

A região também sofre com o tempo seco e baixa umidade do ar, principalmente no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e no interior dos estados. Pode chover na costa leste da região, com destaque para o litoral baiano.

Veja as temperaturas mínimas e máximas previstas: Aracaju (mín. 24°C e máx. 30°C); Fortaleza (mín. 23°C e máx. 33°C); João Pessoa (mín. 24°C e máx. 30°C); Maceió (mín. 22°C e máx. 30°C) Natal (mín. 24°C e máx. 31°C); Recife: (mín. 25°C e máx. 30°C); Salvador (mín. 24°C e máx. 30°C); São Luís (mín. 25°C e máx. 31°C); e Teresina (mín. 23°C e máx. 37°C).

Região Norte

Acumulados de chuva acima de 50 milímetros estão previstos para o noroeste do Amazonas, mas o tempo segue seco e sem chuva nas demais áreas.

Nesta quarta, Belém terá mínima de 24°C e máxima de 35°C; Boa Vista terá mínima de 25°C e máxima de 36°C; Macapá com mín. 25°C e máx. 34°C; Manaus com mín. 26°C e máx. 33°C; Palmas terá mín. 23°C e máx. 36°C; Porto Velho com mín. 23°C e máx. 36°C; e Rio Branco com mín. 23°C e máx. 36°C.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário