Com o início de setembro, os Microempreendedores Individuais (MEI) passam a ser obrigados a emitirem suas notas por meio do sistema da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). A medida coloca todas as notas emitidas por essa categoria dentro de um padrão nacional, evitando possíveis problemas com o pagamento das mesmas.
Veja também: Emissão de NFS-e por quem é MEI vai mudar em 2023; veja como fica
No entanto, já no primeiro dia de obrigatoriedade da medida, o sistema está fora do ar. Com isso, os usuários de todo o Brasil não conseguem acessar a plataforma nem pelo navegador nem pelo aplicativo do sistema.
A suspeita é de que a plataforma não tenha tido suporte necessário para lidar com a quantidade de acessos simultâneos, o que congestionou os servidores e tirou o sistema do ar.
Instabilidades começaram junto ao horário comercial
De acordo com o DownDetector, as instabilidades no sistema da NFS-e se iniciaram por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (1), justamente o horário em que grande parte das empresas começam a funcionar no Brasil. No entanto, o pico das reclamações foi registrado às 9h50, momento em que o site e o aplicativo estavam completamente fora do ar.
Ao tentar acessar o portal do NFS-e, é possível se deparar com uma mensagem que informa o erro 502. Com ele, é informado que o servidor teve um comportamento inválido enquanto funcionava como servidor proxy ou gateway.
Em seguida, a mensagem foi trocada por “O serviço está indisponível“. Assim, nem mesmo o início da plataforma para login dos microempreendedores estava disponibilizado. O aplicativo também não apresenta respostas às tentativas de emissão de nota.
Até o momento da divulgação desta matéria, nenhuma nota oficial a respeito da NFS-e foi divulgada. Vale ressaltar que a obrigação de aderência ao sistema era para ter ocorrido em abril. No entanto, o prazo foi prorrogado para hoje, 1º de setembro, tempo supostamente suficiente para a organização do sistema.