O acônito é uma planta herbácea que pertence à família das ranunculáceas. Ela tem origem nas regiões montanhosas da Europa e da Ásia, mas também pode ser encontrada em outras partes do mundo. Seu nome científico é Aconitum napellus, mas ela também é conhecida por vários nomes populares, como capacete-de-júpiter, capuz-de-frade, casco-de-júpiter, napelo, anapelo e matalobos.
Veja também: Suas plantas de vaso morrem? 8 erros GRAVES podem ser a causa
Mas você já imaginou que uma planta com lindas flores roxas pudesse ser tão perigosa? Pois é, esse é o acônito, uma planta venenosa que pode causar a morte de um ser humano em apenas 20 minutos. Ela está presente em um dos jardins mais exóticos da Inglaterra: o Poison Garden, que abriga mais de 100 espécies de plantas tóxicas.
Acônito: planta venenosa que pode matar em 20 minutos
O acônito tem uma aparência muito bonita, com flores roxas, raramente brancas, que lembram um elmo. Ela pode crescer até 1,5 metro de altura, com folhas verde-escuras, palmeadas e recortadas. Ela é usada como planta ornamental em alguns jardins, mas requer muito cuidado no manuseio.
Desse modo, o acônito é considerado uma das plantas mais venenosas do mundo. Isso porque ela contém alcaloides distintos em todas as suas partes, especialmente nas raízes e nas sementes. Esses alcaloides podem afetar o sistema nervoso e o sistema cardíaco, causando sintomas como formigamento na língua, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, arritmia, paralisia e convulsões.
Além disso, a dose letal de acônito para um adulto é de cerca de 2 gramas de raiz ou 3 miligramas de alcaloide puro. A intoxicação pode ocorrer por ingestão acidental ou intencional da planta ou de seus derivados, mas também por contato direto com a pele ou as mucosas. Em 2014, um jovem jardineiro morreu na Inglaterra após tocar na raiz de acônito por cerca de uma hora.
Uso medicinal da planta
Apesar de ser muito venenosa, o acônito também tem propriedades medicinais. Ela é usada na homeopatia e na medicina tradicional chinesa para tratar diversos problemas de saúde. Entre eles está ansiedade, medo, fobia, asma, bronquite, congestão pulmonar, pneumonia, febre com delírios, feridas na pele, gota, gripe, laringite, reumatismo e úlceras.
No entanto, o uso do acônito deve ser feito somente sob orientação médica e com doses muito baixas e diluídas. Qualquer erro na dosagem ou na preparação pode ser fatal. Por isso, o acônito é uma planta que deve ser evitada e respeitada, pois ela pode ser tanto um remédio quanto um veneno.