scorecardresearch ghost pixel



Quer domar a ansiedade? Siga 7 estratégias para ficar longe das crises

Recupere o equilíbrio emocional e desfrute de uma vida mais tranquila com as dicas de uma psicóloga especializada no controle da ansiedade.



Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, repleto de desafios e pressões diárias. Diante desse cenário, a inquietação se torne uma companheira constante, afetando a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Leia mais: Mande sua ansiedade embora com estas 3 técnicas respiratórias infalíveis

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maiores índices de transtorno de ansiedade no mundo. Cerca de 10% da população sofre com os sintomas desse distúrbio, como dificuldade para dormir, angústia, tristeza e incerteza. É um problema que merece atenção e cuidado.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental adotar estratégias para lidar com a ansiedade no dia a dia. A psicóloga Maria Santos ressalta a importância de buscar apoio profissional, pois cada pessoa é única e pode se beneficiar de um tratamento personalizado. Ela traz orientações valiosas para ajudar nesse controle e na busca por um equilíbrio emocional.

7 valiosas dicas da especialista para recuperar o equilíbrio emocional

1. Encare a ansiedade de frente: sprenda a lidar com as sensações geradas pela ansiedade, aceitando-as e entendendo quais situações desencadeiam esses sentimentos. Lutar contra ela apenas intensifica o desconforto emocional.

2. Priorize o autocuidado: cuide de si mesmo, identificando o que te faz bem e o que te faz mal. Construa uma rotina equilibrada que promova o bem-estar físico e emocional. Uma boa gestão do tempo contribui para evitar a sensação de perda de controle.

3. Cultive hábitos saudáveis: o sono de qualidade, a prática regular de exercícios físicos e o uso de técnicas de respiração, relaxamento e meditação são aliados importantes no combate à ansiedade. Uma rotina saudável traz benefícios significativos para o equilíbrio emocional.

4. Divida suas metas em partes: evite a pressão e a autocobrança excessiva. Ao invés de pensar em grandes realizações, divida suas metas em pequenas etapas. Isso torna os objetivos mais alcançáveis e proporciona uma sensação de progresso, diminuindo a ansiedade.

5. Cultive relacionamentos saudáveis: manter um círculo social saudável, com relações de afeto e apoio, é fundamental para controlar a ansiedade. Ter pessoas que te compreendam e te apoiem contribui para um maior bem-estar.

6. Aceite e aja: reconheça que sentimentos negativos fazem parte da vida, e isso inclui a ansiedade. Em vez de tentar fugir ou eliminar essas emoções, aprenda a lidar com elas de forma construtiva. Seja gentil consigo mesmo e busque estratégias eficazes para enfrentar os desafios.

7. Saiba pedir ajuda quando necessário: embora a ansiedade seja um sentimento natural, é importante estar atento aos momentos em que ela se torna um problema de saúde. Em casos de crises agudas, não hesite em buscar o apoio de profissionais da área de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos. Cada caso é único e requer uma abordagem adequada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário