Nesta quarta-feira, 13, os brasileiros que moram nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste viverão um tempo seco, quente e sem possibilidade de chuva devido à grande massa de ar seco predominante em boa parte do país. Alguns estados do Norte, como Tocantins, Amapá e Pará, também apresentarão temperaturas influenciadas pela grande massa.
Leia mais: Esfriar sem gastar: 6 dicas preciosas para quem não tem ar-condicionado
A situação não será a mesma em todo o território nacional. Isso, porque mesmo depois da passagem de uma frente fria, o Rio Grande do Sul ainda terá nuvens carregadas. Essa instabilidade poderá se espalhar para toda a parte Sul do Brasil, alcançando até mesmo o Paraguai. Confira mais detalhes sobre a previsão do tempo.
Como fica o tempo nesta quarta-feira?
Conforme as previsões divulgadas, na região Sul, a população passará por pancadas de chuva e, por causa da instabilidade, é provável que uma nova frente fria esteja se formando. No Rio Grande do Sul, passará um centro de baixa pressão atmosférica em direção ao oceano, local em que um novo ciclone extratropical se organiza. Tudo isso poderá contribuir para o tempo chuvoso que deve durar toda a quarta-feira.
Já em Paraná e Santa Catarina, o dia apresenta períodos de sol, mas durante a tarde e noite, a expectativa é de chuva com raios. Agora, em outras regiões, como o Sudeste, a massa de ar seco proporcionará um clima quente, com sol forte. Poderá ocorrer pancadas de chuva em algumas partes de São Paulo e Espirito Santo, mas o forte calor será predominante.
Uma condição parecida poderá ser notada no Centro-Oeste, que também apresentará ar seco e quente. O sol aparecerá intensamente durante todo o dia, logo a chuva só deve surgir na fronteira com Paraguai. No Nordeste, também não há condições propícias para chuva. As temperaturas podem alcançar os 40°C no Maranhão e Piauí.
Outra área afetada pela massa de ar seco é a região Norte. Haverá pouca nebulosidade no Pará, Tocantins e também no Amapá; no entanto, a unidade será mais presente em Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre. O céu estará tomado de nuvens carregadas, e os temporais vão aparecer durante a tarde e à noite.
Moradores do Rio Grande do Sul devem ficar em alerta para as situações de perigo provocadas pelas chuvas. Já em regiões com o ar seco, também é importante ter cuidado, pois os níveis de umidade estão entre 11% e 20%.