Os diferentes estilos de cerveja são uma verdadeira celebração da diversidade de sabores, aromas e características que essa bebida milenar pode oferecer. Cada estilo tem suas próprias peculiaridades, resultando em experiências únicas para os apreciadores d a bebida.
Veja também: Ter diarreia após beber cerveja é normal? Entenda os sintomas da ressaca
Lembrando que o consumo de cerveja ou de qualquer outra bebida alcoólica é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se você gosta do sabor que a mistura de malte, lúpulo, água e levedura proporcionam, vale conhecer as diferenças dos principais tipos.
Lager
A Lager é um estilo de cerveja que se caracteriza pela fermentação a baixas temperaturas e o uso de leveduras de fundo. Isso resulta em uma cerveja limpa, refrescante e com teor alcoólico moderado. As Lagers são conhecidas por sua clareza, cor amarelo-palha e sabor suave, com poucos aromas de lúpulo.
Cerveja Ale
As Ales, por outro lado, são fermentadas a temperaturas mais altas com leveduras de superfície. Isso cria uma ampla gama de sabores e aromas, incluindo frutas, especiarias e notas de lúpulo. As Ales podem variar de leves e frutadas, como a Witbier, a escuras e robustas, como as Belgian Dubbels.
Stout
As Stouts são conhecidas por sua cor escura, corpo encorpado e sabores intensos de malte torrado. Elas frequentemente apresentam notas de café, chocolate e caramelo. Uma Stout Dry, por exemplo, tem um sabor seco e amargo, enquanto uma Sweet Stout é mais suave e doce.
Cerveja Porter
As Porters são semelhantes às Stouts em termos de cor e sabor de malte torrado, mas geralmente têm um corpo mais leve. Elas podem ter notas de café, chocolate, toffee e até mesmo frutas escuras.
Sour
As cervejas Sour são conhecidas por sua acidez e sabor azedo, que é geralmente obtido por meio de leveduras selvagens ou culturas de bactérias. Elas podem variar de suavemente ácidas, como Berliner Weisse, a extremamente ácidas, como Lambics. Os sabores frutados e cítricos são comuns nesse estilo.
Weiss
As cervejas Weiss, como a Hefeweizen, são alemãs e feitas principalmente com trigo. Elas são conhecidas por sua cor turva e sabores de banana e cravo, provenientes das leveduras especiais usadas em sua produção. São frequentemente leves e refrescantes.
Chope é cerveja?
Chope, ou chope, refere-se a cerveja servida diretamente de barris, geralmente de forma não pasteurizada. É a forma mais fresca de aproveitar uma cerveja, e a variedade de estilos pode ser imensa, desde Lagers refrescantes até Ales encorpadas, dependendo do que o bar ou cervejaria tem para oferecer.