Alerta! Em outubro, Bolsa Família passará por grandes mudanças; acompanhe

Com o intuito de diminuir o número de "golpes" no CadÚnico, o Governo Federal decidiu aplicar mudanças no Bolsa Família no próximo mês.



O Governo Federal já iniciou o calendário de pagamento do Bolsa Família do mês de setembro. Até o dia 29, milhões de pessoas irão receber pelo menos R$ 600 em suas contas do Caixa Tem; contudo, o pagamento de outubro já contará com novas regras estabelecidas que pode alterar o pagamento do benefício para muita gente.

Leia mais: Perdeu o Bolsa Família? Você pode ter direito a ESTE benefício do governo; confira

As alterações nas regras para a inclusão de famílias unipessoais no Bolsa Família já estão valendo para o próximo mês. A medida foi tomada como forma de evitar uma série de fraudes iniciadas na gestão anterior. Com as mudanças, ficará mais difícil que famílias compostas por apenas uma pessoa consigam receber o pagamento mensal mínimo de R$ 600.

De acordo com as novas regras, somente 16% do total da folha de pagamento do benefício de cada cidade poderá ser destinada os grupos em questão. O teto foi definido com base na análise de dados, se aplicando somente às novas concessões do benefício a partir deste mês.

Aumento de 3,7 milhões no Bolsa Família

O intuito da nova medida é retificar a disparidade que foi observada em 2021 e 2022. Neste período, houve um aumento significativo deste tipo de grupo no Auxílio Brasil. De acordo com a análise feita pelo Governo Federal, o aumento foi de 197% em relação às famílias unipessoais. Em dezembro de 2018, havia cerca de 1,8 milhões de famílias desta configuração no programa. Já em outubro de 2022, esse número subiu para 5,5 milhões.

Além disso, houve também uma mudança de outras configurações familiares no CadÚnico no mesmo período, registrando um aumento de 21%. Por fim, com a nova regra, caso a folha de pagamento dos municípios atinjam o limite de 16% para as famílias unipessoais, será preciso realizar uma revisão nos benefícios.

Desse modo, a cidade conseguirá verificar se há possibilidade de exclusão de algum beneficiário do programa para que o orçamento e o pagamento do benefício não seja prejudicado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário