scorecardresearch ghost pixel



Perdeu o Bolsa Família? Você pode ter direito a ESTE benefício do governo; confira

Visando proporcionar mais apoio para famílias em vulnerabilidade social, iniciativa funciona como uma alternativa ao Bolsa Família. Veja!



É provável que boa parte da população de Goiás ainda não conheça esse programa social voltado especificamente para os moradores do estado, mas ele visa proporcionar mais apoio e cidadania às famílias goianas. Trata-se do Renda Cidadã, benefício que busca ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais: Afinal, quem mora sozinho tem direito ao Bolsa Família? Saiba a verdade

Na prática, o recurso de transferência de renda do governo do estado atua como uma alternativa a um dos programas mais importantes em território nacional: o Bolsa Família. E ao seguir todas as normas estabelecidas, o beneficiário recebe o apoio. Confira mais detalhes sobre o programa a seguir.

Como funciona o benefício do governo?

Atuando com a Caixa Econômica Federal, que desempenha a função de agente operador, o projeto não é novo e atua desde 2000. Ele é gerido pelo governo de Goiás, desse modo, tanto as normas quanto as fiscalizações contam com um sistema específico.

Como mencionado, o benefício é direcionado aos residentes de Goiás e pode ser retirado utilizando o Cartão Social em diversos locais, como lotéricas, agências bancárias e outros pontos de atendimento do banco. É importante observar que os beneficiários do Bolsa Família não são elegíveis para receber o Renda Cidadã. É um ou outro.

O programa também visa auxiliar famílias de baixa renda, com ênfase em um grupo específico. Por exemplo: quem tem uma pessoa com necessidades especiais ou que apresente alguma outra condição, como hanseníase, leucemia ou síndrome da imunodeficiência, como integrante do grupo familiar terá prioridade.

Outras pessoas que não se encaixam nessa categoria recebem o apoio, mas seguindo a distribuição dividida em dois grupos, considerando o cadastrado no sistema. Para fazer parte, é preciso apresentar os documentos. No grupo prioritário, é importante mostrar o laudo médico, comprovante de residência e renda máxima de R$ 697, 50.

O programa funciona por meio da divisão dos grupos.

O primeiro abrange as famílias com membros de idade igual ou superior a 65 anos; ou que tenham deficiência permanente e incapacitante total ou parcial, segundo mostra o site da Caixa sobre a iniciativa. No segundo grupo, os participantes contemplados são aqueles que fazem parte da população de baixa renda.

A renda mínima é de cem reais por família, com possibilidade de ser maior, se o grupo for composto também por crianças e adolescentes ou porque há pessoas com deficiência ou portadores de doenças na casa. A distribuição ocorre mensalmente e nos últimos dez dias úteis, considerando o último número do NIS da pessoa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário