O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que fará ligações para antecipar a perícia médica de segurados que estão há mais de 45 dias aguardando o procedimento. O cidadão será contatado por meio do telefone da Central de Atendimento 135.
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A antecipação será possível utilizando o sistema Atestmed, plataforma que permite o envio de laudos e atestados online, para avaliação de um médico perito em qualquer lugar do país. A ferramenta foi adotada durante a pandemia do novo coronavírus e ampliada em agosto deste ano.
Os agentes da Central 135 farão chamadas para os cidadãos para remarcar atendimento, confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. O número exibido na tela do celular do segurado será o (11) 2135-0135.
O telefone informado não recebe chamadas e não possui conta no WhatsApp. Para enviar um SMS para o INSS, o cidadão deve utilizar o número 28041. Já as ligações feitas pelos beneficiários devem continuar sendo direcionadas ao número 135.
Funcionamento do sistema
A concessão de benefícios solicitados por meio do Atestmed tem prazo máximo de 180 dias, com 15 dias para a realização de um novo requerimento em caso de resposta negativa. Após o pedido, o cidadão que deseja receber o benefício por incapacidade temporária precisa enviar a documentação solicitada, pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Se a concessão não for possível via análise documental, o segurado terá que agendar um exame médico pericial presencial. Vale destacar que a prorrogação de benefícios não está disponível por meio de análise documental, nem tampouco benefícios que dependem de perícias médicas externas (domiciliar ou hospitalar) ou concedidos em razão do cumprimento de decisões judiciais.
Quem já estiver com o exame médico pericial agendado terá a opção de realizar o procedimento documental. Para isso, a data de agendamento da perícia presencial não pode ser superior a 30 dias da data do requerimento.
Fila gigante
Segundo dados do governo, cerca de 637.427 pedidos de benefícios por incapacidade permanente ou temporária compunham a fila da perícia médica em agosto. O número representa um aumento de 6,8% em relação ao mês anterior.
Considerando os requerimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), o volume chega a 1.074.841 solicitações.
“Nossa expectativa é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar em dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias”, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.