A mudança climática pode provocar um cenário mundial de escassez de cerveja, alertou o CEO da cervejaria japonesa Asahi. A possibilidade existe porque o aumento das temperaturas interfere na safra de cevada e lúpulo, dois ingredientes importantes na fabricação da bebida.
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Segundo Atsushi Katsuki, executivo-chefe da empresa desde 2021, a companhia detectou em estudos que o aquecimento global deverá reduzir bastante a produção de cevada e a qualidade do lúpulo nos próximos trinta anos, o que pode promover uma escassez de cerveja.
No pior cenário previsto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de aumento de 4 graus na temperatura média mundial, a safra francesa de primavera de cevada poderia ficar até 18% menor até 2050. Na Polônia, a redução seria de 15%.
Já o lúpulo, componente indispensável para a conservação e o sabor da bebida, poderia ter queda de 25% em sua qualidade na República Checa, um dos principais produtores do insumo no globo.
Considerando um cenário de aquecimento inferior a 2 graus, o encolhimento na França ficaria por volta de 10% e na Polônia de 9%, diz o executivo da Asahi. Já a qualidade do lúpulo na República Checa seria comprometida em 13%.
Conforme levantamento recente da ONU sobre os esforços mundiais para limitar o aquecimento global, a temperatura mundial deve aumentar 2,6°C.
“Apesar de que com um clima mais quente o consumo de cerveja pode aumentar e se tornar uma oportunidade para nós, a mudança climática terá um impacto grave […] Há o risco de não podermos produzir cerveja suficiente”, disse Katsuki ao Financial Times.
Medidas para mitigar riscos
As safras de cevada dos últimos anos sentiram o impacto da volatilidade do clima, o que resultou em recordes nos preços europeus de malte e maltagem da cevada em 2022. Apesar dos valores terem se estabilizado desde então, o custo da produção cresceu em média 100 euros em 2023.
“É por isso que não apenas estamos tomando nossas próprias medidas como também precisamos nos esforçar mais, operando com outros membros do setor e com a sociedade em geral… temos todos de trabalhar juntos para mitigar os riscos da mudança climática”, afirmou o executivo.
Dona das cervejas Asahi Super Dry, Peroni Nastro Azzurro e Pilsner Urquell, a Asahi fechou parcerias para rastrear o volume da safra e a qualidade nas fazendas. A companhia também tem planos de inaugurar um novo centro de compras globais em Cingapura.
“Todos devemos trabalhar juntos para mitigar os riscos da mudança climática”, completou Katsuki.