scorecardresearch ghost pixel



Esta é a data em que a cerveja pode acabar de vez; descubra agora

Será que a cerveja vai acabar um dia? Entenda os motivos que fizeram levantar a suspeita e até estabeleceram uma data para que isso aconteça.



A cerveja é, certamente, a bebida alcoólica mais popular do planeta Terra. A maior parte das pessoas já tomou ou toma cerveja em casa, no bar, em uma confraternização com os amigos ou em qualquer lugar. No entanto, pode ser que um dia a cerveja acabe e já existe até um cálculo que prevê isso.

Veja também: Fique por dentro de 5 bons motivos para tomar cerveja moderadamente

Escassez de alimentos pode acabar com a cerveja no mundo

Desde o final do ano passado, o mundo passa por uma certa crise alimentar. A escassez de suprimentos que pode acabar com a cerveja já deu as caras no Reino Unido e nos EUA. A atual pandemia de coronavírus e Guerra na Ucrânia foram fatores determinantes para agravar ainda mais o problema.


No México, o presidente Andrés Manuel López Obrador levantou a possibilidade de que as cervejarias do norte deste país, um dos maiores produtores mundiais, possam interromper a produção. O motivo se deve à falta de chuva, que ameaça restringir a água, matéria-prima essencial para o ser humano e para a produção dessa bebida.

O Executivo federal dos EUA destacou que cervejeiros e refrigerantes terão todas as facilidades, por enquanto, para consumir do sul do México, já que descartou que o governo emita mais licenças para o funcionamento da indústria cervejeira no Norte.

Crise energética na Europa

Com as fortes ondas de calor, a Espanha também sofreu com uma severa crise energética, a qual afetou quase toda a Europa. A indústria cervejeira foi, mais uma vez, abatida nesse processo.

Alguns especialistas apontam que se novas crises continuarem ocorrendo, o que é bem provável, a cerveja pode se tornar um item raro a partir de 2070. Será que os dias da bebida mais popular do mundo estão contados? Só o tempo será capaz de dizer.

A verdade é que as mudanças climáticas são outros fatores que também devem impactar a produção agrícola de cevada e lúpulo, por exemplo. A indústria vem tentando encontrar mecanismos para fazer uso consciente dos recursos naturais, o que parece ser uma ótima opção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário