Se você está em busca de um molho de tomate caseiro, fresco e autêntico, saiba que há ótimas receitas para fazer o seu próprio molho e fugir dos enlatados ou industrializados. Aprenda agora o passo a passo para preparar um molho de tomate caseiro irresistível e perfeito para diversos pratos.
Leia mais: Truque de vó para deixar o molho de tomate 10 vezes melhor é revelado
Uma das principais vantagens de fazer seu próprio molho está no controle total dos ingredientes, pois pode evitar os aditivos, conservantes e, principalmente, o excesso de sódio encontrado nos industrializados.
Além disso, você pode personalizá-lo de acordo com as suas preferências, ajustando o nível de acidez e decidindo se deseja adicionar alho, cebola, ervas, especiarias ou um toque picante.
Receita de molho de tomate caseiro
Outro benefício é a possibilidade de usar tomates frescos, aproveitando ao máximo os nutrientes deles, como vitaminas, minerais e antioxidantes que são abundantes nessa fruta. Muitas pessoas adotam essa estratégia para evitar o desperdício, aproveitando os tomates maduros que estão prestes a estragar para fazer molhos deliciosos.
Além de todas essas vantagens, fazer o seu próprio molho de tomate pode ser uma economia para o seu bolso em comparação com o gasto na compra de produtos prontos no mercado. Então, se você deseja ampliar a sua experiência culinária e preparar um molho de tomate caseiro excepcional, siga o passo a passo abaixo.
- Ingredientes
1 quilo de tomates tipo Débora;
1 punhado de manjericão fresco;
1/2 xícara de chá de azeite extravirgem;
5 dentes de alho;
1 colher de sopa de sal.
- Instruções
Lave bem os tomates, então reserve os mais maduros, vermelhos e firmes. Remova as “tampas” e os corte em quatro partes, eliminando qualquer parte escura ou danificada. Em uma panela, coloque os tomates e os leve ao fogo por 15 minutos para amolecê-los. Nesse meio-tempo, mantenha a panela tampada, mas mexa, se necessário. Reserve.
Em outra panela, adicione o azeite e descasque os dentes de alho, fazendo cortes verticais, sem dividir ao meio. Coloque os dentes de alho na panela e deixe-os dourar.
Lave as folhas de manjericão e adicione-as à panela com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo. Usando uma peneira, retire toda a polpa dos tomates, deixando de lado as sementes e a pele. Não utilize um liquidificador, pois é dessa forma que você irá garantir um molho mais consistente.
Coloque toda a polpa na panela, ajuste o sal e cozinhe por duas horas sem tampar a panela. Prontinho! Agora você tem um molho de tomate caseiro perfeito para as suas mais diversas receitas. Bom apetite!