Conforme detalhou o Governo Federal, o novo RG é um documento de identificação único e voltado para todos os brasileiros com Cadastro de Pessoa Física (CPF). A ideia não é só aplicar alterações em seu layout mas também incluir elementos de segurança para evitar fraudes envolvendo documentos. Veja o prazo de emissão!
Leia mais: CIN digital: nova identidade já foi emitida 1,5 milhão de vezes; peça a sua
A data inicialmente estabelecida para a implementação da agora chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN) era 6 de março deste ano; contudo, devido a desafios financeiros e outras mudanças aplicadas recentemente pelo governo, foi necessário adiar esse prazo.
Agora, todas as unidades federativas têm até 6 de novembro para se adequar ao novo serviço. Até o momento, 12 estados estão prontos para fornecer o novo documento. Conforme mostram os dados atualizados sobre a emissão do documento, o item está disponível no Acre; Alagoas; Amazonas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços divulgou em suas redes que foram emitidos 1,5 milhão de identificações até o mês passado. A nova versão do RG pretende deixar a identificação do brasileiro mais segura e informativa, visando reunir diversos documentos pessoais que estão vigentes no país hoje.
Com a mudança, o item apresenta um código de segurança parecido com os exibidos em passaportes. Além disso, é possível ter uma versão virtual, que possibilita acessar os principais serviços públicos federais digitais.
A emissão tem um prazo?
Sim! Ainda de acordo com as informações, o Decreto nº 10.977/2022 estabelece que a população terá um prazo para alterar o documento. “As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas”. Isso, a partir da publicação do decreto, conforme destacou o governo.
Com a regulamentação da emissão, os cidadãos podem se direcionar a qualquer ponto de atendimento dos órgãos de identificação em território nacional para solicitar o novo documento.