O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação nesta segunda-feira (9) que resultou na apreensão de 10 mil produtos irregulares de uso veterinário para aves. A medida foi tomada em um estabelecimento de fabricação de produtos de uso veterinário. No local, os produtos eram fabricados com indicação irregular para uso em aves.
Veja também: Ministério da Agricultura toma medidas drásticas contra adulteração de bebidas e fecha fábricas envolvidas.
Dessa forma, 1.543 unidades do produto irregular foram apreendidos durante a investigação, além de 9.258 unidades de outro produto com a mesma irregularidade. A operação também suspendeu a linha de produção desses produtos até que os mesmos fossem regularizados. No caso dos consumidores que já adquiriram os produtos veterinários, um recall será feito.
Foram apreendidos também 212.107 embalagens, 43.064 rótulos e 19.500 bulas irregulares, conforme estabelece as orientações do Mapa.
Inseticida não permitido é encontrado acima do limite em ovos
A fiscalização foi motivada devido a detecção de resíduos de diflubenzuron em ovos acima do limite máximo definido pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC). Vale ressaltar que o diflubenzuron é um inseticida não aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para ser utilizado em aves.
Desse modo, o Mapa anunciou que está intensificando suas ações de investigação a respeito da violação do limite de resíduos em alimentos. Para garantir a eficiência da operação e evitar o desrespeito aos limites definidos, o Mapa está adotando medidas coercitivas contra as atividades irregulares.
Por fim, os infratores que forem flagrados cometendo tais irregularidades, poderão responder por crimes contra a relação de consumo e contra a saúde pública.