scorecardresearch ghost pixel



Vai dar ruim? Descubra se lavar frango com água sanitária é mesmo seguro

Uma técnica usada por algumas pessoas consiste em lavar o frango com água sanitária. Já ouviu falar? Afinal, quais são os riscos?



Algumas modas são, no mínimo, curiosas e nos deixam sempre em dúvida se devemos ou não segui-las. Uma das maiores polêmicas do momento diz respeito à mensagem que circula na internet, que fala sobre uma prática de lavar a peça de frango com água sanitária. Você já teve essa experiência? Entenda os riscos.

Leia mais: Pela sua saúde: NÃO cometa o erro de lavar a carne antes de cozinhá-la

Muitas pessoas que se depararam com essa informação estão preocupadas. Ela é segura? Será mesmo uma boa ideia? Quando há muitas dúvidas no ar, a ciência pode ser uma grande aliada e trazer importantes respostas.

Lavar o frango com água sanitária: pode?

Nesse caso especial, lavar um frango com água corrente ou, no caso, com água sanitária, é uma prática que não é recomendada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar. Apesar de não haver informações de riscos imediatos para a saúde, também não há dados relevantes sobre os efeitos dessa prática a longo prazo.

É, no mais, um hábito controverso. Além disso, não se sabe onde tal prática começou. No Brasil, foram registrados problemas com o uso de cloro e outras substâncias para lavar o frango em processos industriais, por exemplo. O que já é um indicativo de que os riscos podem ser maiores do que se imagina.

A qualidade da carne pode ficar comprometida. Além disso, qual é a razão para adotar o uso de água sanitária na carne? Por isso, a melhor conclusão é evitar o uso desse produto para higienizar a carne branca ou qualquer outra, principalmente porque não há informações seguras sobre o uso a curto, médio e longo prazo.

Se você quiser limpar o frango, a forma mais segura é usar vinagre, suco de limão ou suco de laranja. Isso vai te ajudar a remover parte da gordura que fica na carne.

Além disso, tenha sempre o hábito de fazer o cozimento completo e conheça a procedência do alimento, comprando em lugares que adotam práticas mais seguras. Evite consumir o frango malpassado em nome da sua segurança alimentar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário