A cebola é um vegetal presente em diversos preparos, mas apesar da popularidade, nem todos sabem armazenar corretamente. Desse modo, é válido reconhecer quais são as práticas mais adequadas, buscando aumentar a segurança alimentar.
Veja também: Podem mudar de sabor! 9 alimentos que NÃO devem parar na geladeira
Dito isso, considere seguir algumas recomendações que se aplicam a cebolas, a partir de técnicas usadas em restaurantes. Afinal, reduzir os prejuízos e aproveitar os ingredientes disponíveis é um estímulo a uma alimentação saudável.
Você sabe como armazenar cebola? Confira as orientações
Se a cebola estiver com casca, mantenha na despensa
Primeiramente, para conservar a cebola é importante saber o jeito certo de armazená-la. Ou seja, se a cebola estiver com casca, mantenha na despensa, em um local seco, fresco e escuro. Sendo assim, o alimento dura até três meses se for mantido longe de alterações de temperatura, longe da janela e do fogão.
Não deixe as cebolas próximo a legumes e frutas
Em seguida, não as deixe próximas a legumes e frutas, pois elas podem liberar ou absorver gases que aceleram o seu apodrecimento. Por exemplo, a liberação do etileno faz inúmeros vegetais estragarem rapidamente. Por esse motivo, guarde as cebolas separadas, em uma cesta ou uma caixa perfurada.
Evite usar recipientes e sacos feitos de plástico
Além disso, evite usar recipientes e sacos feitos de plástico ao guardar as cebolas, visto que esse material bloqueia a circulação de ar. Portanto, favorece o acúmulo de umidade, que leva a formação de fungos e demais microrganismos. Apesar de parecer inofensivo, a contaminação resulta em infecções graves.
Saiba por que a geladeira não é a melhor opção
Por último, vale a pena entender por que o refrigerador está fora de cogitação. Conforme mencionado, a geladeira apresenta uma temperatura baixa e uma umidade alta, que prejudicam a qualidade das cebolas. Então, essa escolha deixa a cebola mole, amarga e com cheiro forte, que se espalha no eletrodoméstico.