Destaques do dia: sabatina dos indicados ao STJ, calendário do INSS, cobertura de internet móvel e chuvas marcam 25 de outubro

Nova rodada de pagamento de benefícios do INSS e programa ConectaBr estão entre os principais assuntos desta quarta-feira (25).



A quarta-feira (25) começa agitada no Senado Federal com a sabatina dos indicados pelo presidente Lula aos cargos de ministros do STJ e chefe da DPU. Já o governo lançou o ConectaBr, um programa de diretrizes para ampliação da cobertura e qualidade da internet móvel no país.

Leia mais: 10 milhões de famílias têm desconto na conta de luz e não aproveitam

Hoje começam os pagamentos de aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios do INSS. Na previsão do tempo, o destaque são as chuvas que se espalham pelos estados com a passagem de uma nova frente fria.

A seguir, confira mais detalhes sobre os principais assuntos do dia.

Sabatina dos indicados ao STJ e DPU

O Senado sabatina nesta quarta-feira os nomes dos três indicados pelo presidente da República ao cargo de ministros no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também será analisado o nome apontado para a chefia da Defensoria Pública da União (DPU).

Lula apontou os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, de Minas Gerais e do Ceará, e a advogada Daniela Teixeira, da OAB, para as posições no STJ. Já Igor Roberto Albuquerque Roque foi indicado para a DPU.

Após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os nomes devem seguir ao plenário da Casa.

Calendário do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quarta mais um calendário de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios. Cerca de 37 milhões de pessoas terão acesso aos benefícios até o dia 8 de novembro.

Os segurados são divididos em dois grupos, um composto por quem ganha um salário mínimo (R$ 1.320) por mês e outro por quem recebe valores acima do piso nacional. Eles também são distribuídos conforme o final do número do seu cartão de benefício, desconsiderando o dígito após o traço.

Hoje é a vez dos segurados que ganham um salário mínimo e possuem cartão de benefício com final 1. Amanhã o crédito será feito para aqueles com final 2, e assim sucessivamente.

Para consultar informações sobre benefícios previdenciários, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ou ligue para a Central 135 (atendimento das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado).

Cobertura de internet

O governo federal lançou um programa de diretrizes para ampliação da cobertura e da qualidade da internet móvel no Brasil. O ConectaBr terá suas ações acompanhadas e reguladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Alguns dos objetivos da iniciativa são reduzir as desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento social e econômico do país.

O Ministério das Comunicações estipulou como meta taxas de transmissão de dados de 100 Mbps para 5G e de 10 Mbps para 4G em pelo menos 95% da cobertura. Um município brasileiro só será considerado “coberto” por internet móvel quando alcançar esse índice.

“É uma ampliação significativa que vai impor às operadoras investimentos em infraestrutura, melhorias no serviço, garantindo uma velocidade mínima da tecnologia”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Previsão do tempo

O avanço de uma frente fria em direção ao Sudeste brasileiro reduz as chuvas em boa parte da região Sul, onde o tempo começa a ficar mais firme. No entanto, ainda pode chover bastante entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Já no Sudeste, o dia será marcado por chuvas e temporais com ventos, raios e até eventual queda de granizo. Os volumes mais expressivos devem ocorrer entre São Paulo e Minas Gerais.

Pancadas de chuva estão previstas para toda a região Centro-Oeste, inclusive com chances de ventos, raios e até granizo em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso. Já no Nordeste, o tempo segue firme, ensolarado e muito quente.

A quarta-feira será de chuvas isoladas em grande parte da região Norte, mas os volumes e a intensidade podem variar. Os maiores acumulados estão previstos para a área entre o sudeste do Amazonas e o sudoeste do Pará.




Voltar ao topo

Deixe um comentário