Tarifa nas alturas: veja dicas essenciais para reduzir a conta de luz

Veja estratégias eficientes para diminuir o gasto de energia a partir de práticas ecológicas em seu dia a dia.



A adoção de lâmpadas LED pode ser considerada um passo importante para a redução do valor da conta de luz, além de oferecer um uso mais consciente. Na prática, esses produtos consomem cerca de 85% menos energia, se comparado aos modelos tradicionais de lâmpadas incandescentes, além disso, geram menos calor. Apesar de mais caras, elas também duram mais, sendo, portanto, um investimento estratégico.

Leia mais: 7 dicas que funcionam para economizar energia e derrubar a conta de luz

Na mesma linha, outras ações ecológicas podem representar uma boa economia para o bolso a partir da redução do consumo de eletricidade. Veja algumas dicas:

  • Modo espera

Muitas pessoas têm o costume de deixar os aparelhos em modo standby; contudo, a modalidade ainda representa um consumo de energia. Portanto, o ideal é desligar completamente os aparelhos eletrônicos após o uso. Uma alternativa para facilitar o dia a dia é o uso de tomadas inteligentes, uma vez que elas permitem o controle remoto a partir do uso de aplicativos.

  • Controle de temperatura

Na mesma linha, os reguladores de temperatura podem ser ferramentas importantes para otimizar o consumo de energia elétrica. Isso, porque esses dispositivos proporcionam o controle, de forma precisa, da temperatura ambiente. Dessa forma, eles são aliados na economia de recursos, uma vez que podem diminuir o consumo de energia em até 10%. Além de economizar no bolso, os termostatos podem representar ferramenta de preservação ambiental, uma vez que, ao diminuir a demanda energética, diminuem também o impacto ambiental.

  • Água quente

A otimização do uso da energia também acaba por evitar o desperdício de água quente. Por isso, configurar o aquecedor para 60°C já é suficiente para o dia a dia. Em suma, as torneiras econômicas, com regulagem de fluxo e temperatura, sem perder a pressão, pode auxiliá-lo neste processo.

Além disso, banhos mais rápidos também são úteis quando o assunto é economia.

Por fim, a atenção ao consumo é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a redução de gastos. Portanto, seguir essas dicas é trazer alívio ao orçamento enquanto contribui para um planeta mais sustentável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário