Os motoristas do estado de São Paulo que precisam pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) podem esperar uma ótima notícia no próximo ano. Um levantamento recente da plataforma Mobiauto indica que os carros usados ficaram mais baratos em 2023.
Leia mais: Além da CNH: 4 documentos obrigatórios para dirigir no Brasil
Considerando que o tributo é calculado com base no preço venal do veículo, essa queda média de 8,57% nos preços também deve significar uma redução no valor do imposto.
O estudo não abrange todos os modelos de carros, mas reúne alguns campeões de emplacamento. Cerca de 25% dos automóveis avaliado tiveram uma queda superior a 10% nos preços e devem garantir um alívio do bolso aos condutores em 2024.
Apesar da boa notícia, a consultoria ADK Automotive afirma que a redução poderia ser ainda maior, especialmente devido ao programa de descontos do governo federal para modelos novos. O preço do usado acompanha as variações na tabela do novo, mas esse processo leva algum tempo.
Divulgação da tabela da referência
A pesquisa de preços que serve como referência para o cálculo do IPVA em São Paulo geralmente é realizada em setembro, e segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, isso não deve mudar. Já sua divulgação costuma ocorrer na primeira quinzena de novembro.
A alíquota do imposto para automóveis registrados em SP é de 4%, regra que vale para todos os tipos de veículos, incluindo os elétricos. Para um automóvel com valor venal de R$ 40 mil, por exemplo, a cobrança será de R$ 1.600.
No caso das caminhonetes de cabine simples com capacidade para até 3 ocupantes, ônibus e motocicletas, a cobrança é de 2% sobre o valor venal do bem. Por sua vez, o IPVA dos caminhões é de 1,5% sobre a tabela, enquanto os veículos de locação recolhem 1%.
IPVA mais barato em 2024
O levantamento da Mobiauto apurou os preços médios de usados em setembro de 2022 e setembro de 2023 para descobrir quanto eles caíram no período. Os modelos selecionados foram os 25 mais emplacados e transferidos no Brasil, produzidos entre 1998 a 2021. Os mais transferidos ficaram até 7% mais baratos, veja:
Montadora | Modelo | Versão | Ano | Preço em set. 2022 (R$) | Preço em set. 2023 (R$) | Variação |
VW | Gol | CL 1.6 MT | 1988 | 6.133 | 6.716 | 9,51% |
Fiat | Palio | Economy 1.0 Fire MT 4p | 2014 | 29.657 | 29.557 | -0,34% |
Fiat | Uno | Attractive 1.0 Fire 5p MT | 2015 | 37.660 | 37.215 | -1,18% |
Hyundai | HB20 | Evolution 1.0 12V TB AT | 2020 | 77.219 | 74.357 | -3,71% |
Fiat | Toro | Freedom 1.8 16V AT6 | 2018 | 95.436 | 90.113 | -5,58% |
Chevrolet | S10 CD | LT 2.8 TDI 4×4 MT | 2013 | 114.980 | 108.327 | -5,79% |
Chevrolet | Onix | 1.0 12V LT MT | 2020 | 69.115 | 64.767 | -6,29% |
Honda | Civic | EXL 2.0 16V AT | 2019 | 120.113 | 112.113 | -6,66% |
Ford | EcoSport | Freestyle 1.5 12V AT | 2018 | 76.359 | 71.015 | -7,00% |
Já os mais emplacados tiveram redução de até 10%:
Montadora | Modelo | Versão | Ano | Preço em set. 2022 (R$) | Preço em set. 2023 (R$) | Variação |
VW | Polo | Comfortline 200 TSI AT | 2020 | 85.673 | 79.300 | -7,44% |
VW | Nivus | Comfortline 200 TSI AT | 2021 | 112.905 | 104.501 | -7,44% |
VW | T-Cross | Comfortline 200 TSI AT | 2021 | 117.344 | 108.443 | -7,59% |
Jeep | Renegade | Longitude 1.8 16V AT | 2017 | 81.989 | 75.557 | -7,84% |
Hyundai | Creta | Pulse 1.6 16V AT | 2018 | 91.659 | 83.998 | -8,36% |
Toyota | Corolla | Altis 1.8 16V Hybrid AT | 2020 | 151.458 | 138.789 | -8,36% |
Toyota | Corolla Cross | GR-Sport 2.0 AT | 2022 | 160.768 | 146.700 | -8,75% |
Chevrolet | Tracker | LTZ 1.2 12V Turbo AT | 2021 | 117.642 | 107.333 | -8,76% |
Honda | HRV | EXL 1.8 16V AT | 2018 | 104.922 | 95.672 | -8,82% |
Jeep | Compass | Limited 2.0 16V AT | 2019 | 136.988 | 123.999 | -9,48% |
Nissan | Kicks | SV 1.6 16V AT | 2021 | 105.788 | 95.558 | -9,67% |
Entre os modelos com queda superior a 10% no período, o grande destaque é a Ford Ranger CD versão XLS 2020, que ficou 14,41% mais barata. Em seguida vêm o Honda City LX 2018 (-12,50%), o Fiat Strada CD Endurance 2021 (-12,1%), o Fiat Mobi Like 2021 (-10,40%) e a Toyota Hilux CD SRX 2018 (-10,31%)
Isenção do imposto
Em 2023, também seguem valendo as regras para pagamento e isenção do tributo. O imposto pode ser pago à vista, com ou sem desconto, ou em até cinco parcelas sem desconto. Quem escolhe pagar o valor em cota única em janeiro ganha abatimento de 3%.
Quanto à isenção, o estado de São Paulo livra do IPVA todos os veículos fabricados há 20 anos ou mais. Assim, donos de automóveis produzidos em 2004 ou anos anteriores não pagarão mais nada a partir do próximo ano. O benefício também é concedido a proprietários de táxis, veículos de pessoas com deficiência e veículos oficiais.