O mês de novembro pode ganhar mais um feriado nacional no Brasil, ou pelo menos essa é a intenção da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados. As lideranças solicitaram urgência na votação do projeto que estabelece uma nova folga neste mês.
Leia mais: Prepare-se para o descanso: calendário está LOTADO de feriados em novembro
O calendário oficial de feriados, que já inclui o Dia de Finados (2) e a Proclamação da República (15), pode ganhar o Dia da Consciência Negra. Se o texto for aprovado, os trabalhadores terão mais uma folga para aproveitar.
A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares que lutou pelo fim da escravidão colonial no Brasil e pela liberdade de culto e religião. Atualmente, 20 de novembro é feriado regional em locais como Alagoas, Amapá, Amazonas e Mato Grosso, além de 102 municípios de São Paulo.
Devido à proximidade com a folga do dia 15 de novembro, o país poderá ter um “superferiado” de até seis dias caso a Proclamação da República caia em uma quinta-feira.
Andamento do projeto
O projeto de lei conta com o apoio de deputados do PT, PSol, MDB, PP e União Brasil. De autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), ele tramita na Câmara desde 2015 e já recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de outros colegiados.
Caso o pedido de urgência feito pela base de Lula seja aprovado, o texto será votado diretamente no plenário da Casa, sem necessidade de passar por outras comissões.