O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem uma gama de benefícios para suprir as mais diversas necessidades dos segurados e de seus dependentes. Em comemoração ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o órgão tem abordado o tema da saúde masculina.
Leia mais: Alerta! Aposentadorias do INSS com mais de 10 anos serão suspensas?
“Se cuide, não desampare quem você ama por preconceito ou medo de fazer o exame. Procure um médico”, escreveu Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, nas redes sociais.
O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna de maior incidência entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Até 2025, cerca de 70% dos diagnósticos devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste.
Benefícios do INSS
O instituto oferece dois tipos de ajuda para pacientes desse tipo de tumor maligno: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido por auxílio-doença). Conheça cada um dele:
BPC
Destinado aos cidadãos com mais de 60 anos de baixa renda ou pessoas com deficiência de qualquer idade, o benefício está previsto na Lei 8.742 (LOAS) e concede um salário mínimo por mês ao beneficiário. Não é necessário ter contribuído com a Previdência Social para solicitar.
Auxílio-doença
Exclusivo para os segurados que contribuem com o INSS, ele é concedido ao trabalhador incapacitado de realizar suas atividades laborais, seja por motivo de doença ou acidente. O valor do repasse depende da categoria de contribuinte e do valor do seu salário de contribuição.
Aposentadoria por invalidez é uma opção?
A concessão da aposentadoria por invalidez ocorre por decisão da Perícia Médica Federal, sendo obrigatório requerer o auxílio-doença primeiro. O segurado que depende de auxílio para realização de atividades rotineiras ainda pode receber um adicional de 25% no valor do benefício para bancar a ajuda.
Para solicitar qualquer auxílio do INSS, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS, ou ligar para o telefone 135. No caso do BPC, é necessário ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).