A consultoria especializada em carreiras Robert Half divulgou um Guia Salarial com as tendências do mercado quem quer se dar bem profissionalmente em 2024. O levantamento revela quais serão as profissões melhor remuneradas do próximo ano, e no topo da lista aparecem cargos das áreas do mercado financeiro.
Leia mais: Rumo ao sucesso: 10 cursos técnicos que vão bombar em 2024
Também se destacam no ranking as atividades ligadas a tecnologia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, engenharia, recursos humanos, jurídico e seguros.
O cargo com o maior salário previsto é o de diretor financeiro de empresas de grande porte, que tem piso de R$ 60 mil. Já o mais baixo, de R$ 3.400, ficou com os iniciantes na função de analista de suporte júnior.
Segundo Leonardo Berto, gerente da Robert Half, as empresas mudaram o jeito de contratar e “aprenderam a ter mais produtividade”. Cerca de 70% das companhias consultadas afirmam ter algum grau de preocupação em sua capacidade de reter e atrair talentos.
“Quando você olha o ambiente corporativo, a demanda do mercado de trabalho, percebe que há uma carência em termos de especialização. Então, para as posições pesquisadas, há valorização pelo crescimento do mercado e valorização pela chamada guerra de talentos”, diz Berto.
Áreas profissionais que serão tendência
Veja as atividades que terão mais busca e quais as habilidades desejadas pelos empregadores, com base em informações compiladas pela Folha de S. Paulo:
Finanças e Contabilidade
A demanda é grande para profissionais das áreas de planejamento financeiro, controller, tesouraria/financeiro, contábil/fiscal, relações com investidor. As empresas têm dificuldade em encontrar candidatos com inglês e planejamento financeiro com início de carreira na contabilidade.
Além do idioma estrangeiro, automatização de processos, Excel e BI, ERP de mercado, estudos financeiros/viabilidade/modelagem financeira são habilidades técnicas desejáveis, assim como registro no CRC.
Mercado financeiro
Nessa área, destacam-se os cargos de analista/especialista/diretor de crédito, analista/especialista/gerente contábil, RM private, especialista/gerente/diretor de compliance/controles internos, analista/associate de M&A. Os mais difíceis de encontrar são aqueles que atuam com crédito corporate, ESG, contabilidade, private banking e digital innovation.
As habilidades técnicas exigidas incluem conhecimento em analytics/dados, produtos de investimentos e normas regulatórias, além de boa análise de mercado e inglês fluente. CFP, CFA, Ancord, CGA, Acams/PQO são as certificações mais exigidas.
Tecnologia
As maiores tendências são os cargos de gerente de TI, consultor ERP, engenheiro de dados, analista de segurança da informação e desenvolvedor RPA/automação. Já as habilidades técnicas de maior demanda são: ERP, cloud, Python, Salesforce, banco de dados.
As empresas sentem dificuldade em encontrar especialistas em business intelligence, especialistas em transformação digital e analistas de marketing digital. Os setores que mais buscam profissionais são bancos/seguradoras/fintechs, indústria, agronegócio, saúde e educação.
Engenharia
As empresas exigem certificações como ferramentas de projetos, ESG, tecnologia para análise de dados, lean manufacturing e ERPs. As habilidades técnicas mais buscadas pelo mercado incluem idioma, SGI (Sistema de Gestão Integrada), inovação, MS-Project e tech skills.
Os profissionais mais procurados são os de gerente de Supply Chain, gerente de projetos, gerente de produção e especialista de ESG. Entre os mais difíceis de encontrar estão especialista de ESG, gerente de projetos para mineração e comprador do segmento de energia renovável.
Vendas e Marketing
Analista de CRM, especialista em business intelligence, gerente comercial, especialista em vendas técnicas e analista de marketing estão entre os cargos mais buscados. As empresas sentem dificuldade em encontrar todos eles no mercado.
Entre as habilidades técnicas mais valorizadas estão: idiomas, funil de vendas, Power BI, estratégia de negócios e novos negócios. Já as certificações mais exigidas são Power BI, CRM, Google Ads, SEO e Inbound Marketing.
Jurídico
O setor tem alta demanda por profissionais das áreas empresarial/M&A, contratos em geral, tributário (consultivo e contencioso)/Reforma Tributária, advogado generalista corporativo com foco em contratos e compliance. As principais habilidades buscadas incluem inglês fluente, profundidade técnica e capacitação contínua e gestão de pessoas.
Os mais difíceis de encontrar são os especialistas em project finance/banking, life sciences, terceiro setor/ESG, mercado de capitais e infraestrutura/regulatório/administrativo.
Seguros
Seguradoras, operadoras, corretoras e outras empresas têm demanda pelos cargos de analista/gerente de finanças, analista/gerente de crédito, analista/gerente de subscrição, executivo de contas/gerente comercial. Os mais difíceis de encontrar são os que atuam nas áreas atuarial, subscrição, crédito e riscos, e contabilidade.
Inglês fluente, conhecimento em analytics/dados e conhecimento de normas regulatórias atuais, produtos digitais de seguros e cibersegurança estão entre as habilidades mais desejadas.
Recursos Humanos
Nesse setor, a maior demanda são os profissionais das áreas de business partner, generalista, administração de pessoal/payroll, atração e seleção e remuneração, As certificações exigidas incluem CFP, CFA, Ancord, CGA e ACAMS/PQO.
Segundo as empresas, é difícil encontrar candidatos com experiência em administração de pessoal/payroll com inglês, remuneração com inglês e analista generalista com inglês.