scorecardresearch ghost pixel



Sem Duolingo: ESTES métodos irão acelerar seu aprendizado de idiomas

Estudar idiomas pode ser cansativo para alguns, mas com boas técnicas, é possível acelerar o processo e deixá-lo o projeto leve.



Atualmente, os estudantes que visam aprimorar os conhecimentos em outros idiomas podem contar com diversas ferramentas que os ajudam no aprendizado. Apesar do auxílio significativo, quem está aprendendo precisa ter uma boa dose de persistência e paciência, pois o processo para alcançar um bom nível não é concluído do dia para noite.

Leia mais: iFood oferece até 50 mil bolsas para estudo de programação e games

A duração do processo de aprendizagem pode variar, considerando o idioma e o nível em que a língua é acessível ao aluno, conforme explicou o Instituto de Estudos Estrangeiros. Em outras palavras, é possível atingir um patamar satisfatório em apenas seis meses ou em alguns anos, tudo isso depende muito do contato.

Além das ferramentas, certamente os estudantes podem contar com as técnicas que, inclusive, podem acelerar o processo de aprendizado rumo à fluência, otimizando o tempo e deixando essa jornada de estudo mais leve.

Confira quais são os métodos ao longo do texto.

Estudo de idiomas: como acelerar a aprendizagem

Entre as dicas divulgadas, a primeira delas está relacionada à organização. Além da dedicação, é importante que as sessões de estudo estejam articuladas. O recomendado é que sejam períodos curtos e regulares. A prática vem sendo conhecida como “espaçada” ou “distribuída”, um fator atrativo para quem quer manter os estudos a longo prazo.

Certamente, os estudantes já devem conhecer a imersão do idioma, abordagem que permite ao aluno ficar em contato constante com a língua. Sendo assim, caso não seja possível realizar uma viagem, vale fazer esse exercício em casa mesmo, consumindo conteúdos com o idioma.

Mais uma estratégia é buscar pela contextualização, isto é, troque a memorização simples por um contexto em que determinadas palavras são usadas. Isso pode ajudar a deixar as palavras sempre frescas na sua mente.

Outra estratégia está focada no descanso. Além das sessões curtas, vale também optar por uma pausa. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriu que um sono com duração de uma hora pode tanto elevar a capacidade cerebral quanto restaurar.

Essas sessões mais curtas podem funcionar também com outro método, que é chamado metas SMART. Esta é uma forma de dividir um grande objetivo em etapas menores e mais alcançáveis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário