A planta camarão-amarelo é originária do Peru, na América do Sul, e atualmente se encontra por todo o continente americano. Portanto, pertence à família das acantáceas, que são plantas com flores coloridas e espinhosas.
Veja também: Nova regra de trabalho em feriados pode afetar o Natal e Ano Novo?
Dito isso, o nome científico é Pachystachys lutea, que significa “espiga amarela” em grego. Contudo, o nome popular vem da semelhança das inflorescências com o crustáceo, ou seja, realmente remete às cascas de um camarão.
Camarão-amarelo: este é o significado espiritual
O camarão-amarelo é uma planta que tem um significado espiritual de prosperidade e relaxamento. Segundo culturas pré-coloniais, que antecedem o século XVI, ela atrai dinheiro e oportunidades de negócios, aplicando-se a ambientes de trabalho.
Além disso, representa os ciclos da vida, pois floresce o ano todo em um calendário bem preciso de floração. Desse modo, atrai beija-flores na primavera e no verão, considerados mensageiros divinos da alegria e do amor.
Como cuidar de um camarão-amarelo no Brasil
Quanto ao plantio no Brasil, este ocorre de maneira prática graças ao clima tropical e subtropical. Sendo assim, pode ser plantada em vasos ou no jardim, em locais de sol pleno ou meia-sombra, evitando que as pétalas fiquem queimadas.
O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e úmido, mas não encharcado. Já a rega deve ser moderada, apenas quando o solo estiver seco, enquanto a adubação é recomendada a cada três meses, de forma orgânica. Enfim, a poda é considerada na presença de folhas secas, superficialmente.
Propriedades naturais de plantas camarões
Por último, vale mencionar que as plantas camarões são espécies que têm propriedades naturais benéficas. Por esse motivo, reúnem ativos que promovem o bem-estar e a saúde, garantindo efeitos terapêuticos surpreendentes.
Nesse caso, o camarão-amarelo oferece ações antibacterianas, que combatem a inflamação do organismo. Entretanto, é necessário ressaltar que o extrato precisa ser manipulado em laboratório, na fabricação de remédios fitoterápicos.