scorecardresearch ghost pixel



Criatividade e momentos de relaxamento: qual a relação?

Você já se pegou tendo uma ideia genial na sua casa, no banho, antes de dormir ou vagando na rua? Existe uma explicação por trás.



Sabe aquela inspiração filosófica durante o banho ou um pensamento de um argumento válido que poderia ter sido utilizado no debate mais cedo… Sabe o que tudo isso tem em comum? Todos são frutos de um processo de relaxamento e descanso.

Veja também: Conheça o melhor nutriente para manter o seu cérebro saudável e jovem

Da mesma maneira que o cérebro precisa de férias para o trabalhador conseguir fazer o seu trabalho com maior produtividade e ânimo, nas atividades pessoais, existe a necessidade de um descanso. É necessário mesmo que em um curto período de tempo, como em um determinado período de horas.

Existe criatividade em ambientes de pressão?

Quando sob pressão, seja no seu ambiente de trabalho ou num local lotado, a chance de conseguirmos criar algo inovador não será tão alta. Essa dificuldade existe mesmo diante dos recursos que podemos ter, como a tecnologia e os meios sociais. 

É aquela coisa: você não vai conseguir se concentrar na prova com uma música alta vindo do lado de fora da sala ou com conversas paralelas. O mesmo acontece com o processo criativo, deve ser algo natural e não pressionado e a maioria das grandes ideias vêm acompanhadas do silêncio.

É evidente que a inovação e a criatividade, formadoras de ideias, andam de mãos dadas. Mas é de se ressaltar que uma ação criativa também demanda um conhecimento por trás. 

Ambientes tranquilos são ideais

Quando grandes figuras da humanidade conseguiram solucionar problemas fora do seu âmbito de trabalho, elas já estavam com a tentativa de procurar soluções há algum tempo. Cada pessoa tem seu estilo de pensar, alguns conseguem trabalhar melhor sozinhos, outros em equipe, mas de forma geral, um ambiente tranquilo é sempre o mais adequado para se projetar.

Ou seja, quando você está descansando, tomando banho, caminhando com seu pet ou cozinhando, é aí que as ideias podem surgir mais facilmente. Então, abra espaço para o relaxamento na sua vida e sua criatividade vai aflorar!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário